Beleza Dra Danielle Vila

Tratamento para olheiras – o artigo mais completo para o tema!

Existem uma série de formas de tratamento para olheiras que acabam por ser eficazes nesse sentido. Mas antes, é preciso entender qual é a origem do seu problema para que você possa buscar o tratamento adequado.

Isso porque as olheiras têm uma grande quantidade de razões para estarem ali. E você se surpreenderá ao descobrir que minimamente as noites mal dormidas e o estresse do dia a dia estão associadas a isso.

tratamento para olheiras

No caso de inchaços, principalmente, alguns métodos clínicos podem ser necessários. Mas de uma maneira geral o tratamento para olheiras é muito simples e, em certa medida, barato.

Quer saber mais sobre o tratamento para olheiras? Então leia este artigo até o final. Ele vai conter informações muito importantes para você que quer se ver livre dessas manchas e inchaços incômodos em seu rosto. Vamos nessa?

Tratamento para olheiras

Por que fazer?

A razão pela qual fazer um tratamento para olheiras é essencial reside no fato de que esteticamente elas incomodam. Além disso denotam uma carga negativa para quem as possui.

Isso porque, embora existam pessoas que achem atraentes, em geral essa condição está associada a noites de sono mal dormidas e ao estresse. Basta pensar nas primeiras associações que você mesma faz às olheiras.

Além disso, é essencial que cuidemos de nossa pele antes de nos maquiar. Uma vez que a região onde isso acontece é feita por uma fina camada de pele, onde os vasos sanguíneos, em geral, ficam muito evidentes.

Falamos sobre as manchas mas esquecemos de comentar a respeito dos inchaços. Estes merecem uma atenção maior.

Muitas vezes os inchaços estão associados ao excesso de consumo de sal. O resultado disso é um acúmulo de líquido debaixo dos olhos.

Apesar de ser um tratamento que em geral é de natureza estética, alguns casos, como de oxidação do sangue, requerem cuidados médicos diversos.

O que é e como fazer?

Uma boa forma de erradicar as olheiras do seu rosto é através da utilização de cremes. A maioria deles contém colágeno, que é extremamente importante para o tratamento da pele.

Isso se torna ainda mais relevante quando paramos para pensar que esta região possui peles muito finas. O que, em casos de envelhecimento da pele, acaba por ser prejudicial.

Outra forma de tratamento para olheiras é através do peeling.

Se você não sabe, o peeling é um procedimento indicado para amenização de marcas e manchas na pele. Seu tratamento visa aliviar e suavizar as alterações causadas pelo envelhecimento celular.

Nessas condições o peeling mais indicado é o de ácido tioglicólico. Seu tratamento pode ser feito de maneira mensal e em determinados casos até mesmo quinzenalmente.

O tempo pelo qual esse tratamento vai durar varia de pessoa para pessoa. Dependendo única e exclusivamente da resposta do corpo para esses tipos de tratamento.

Quais são as causas das olheiras?

As olheiras têm diversas causas, mas a maioria delas está pouco ou apenas secundariamente relacionada ao estresse e ao cansaço.

Em geral essa condição advém apenas de um reflexo da luz sob os vasos que estão nessa região. Uma vez que a pele é fina e, principalmente em peles mais claras, os vasos ficam em evidência.

Além disso, a hiperpigmentação periorbital também está associada a esse tipo de problema. Nessa condição, as pessoas produzem melanina na pele que fica abaixo dos olhos. O resultado disso é uma coloração mais escura.

Além disso, como já comentamos, a oxidação do sangue é outro fator crucial. Assim como o envelhecimento natural da pele.

Tipos de tratamento para olheiras

Tratamento para olheiras feito em clínicas

Olheiras profundas/com sulcos profundos:

O tratamento mais eficiente nesse caso é feito com ácido hialurônico. Ele promove o preenchimento da região e clareia as manchas escuras abaixo dos olhos.

Olheiras com bolsas:

Nesse caso, o tratamento é cirúrgico. Onde o dermatologista fará a retirada de material da área com inchaço.

Olheiras com rugas e/ou flacidez:

A aplicação de Peeling químico ou Laser de CO2 são os tratamentos mais indicados.

O Peeling químico sendo menos abrasivo que o Laser de CO2, pois ele promove apenas uma descamação superficial da pele. Ele diminuirá somente as linhas mais leves.

Enquanto o Laser de C02 vai até as camadas mais internas, assim suavizando também as linhas mais profundas.

Olheiras pigmentadas:

O tratamento pode ser feito à base de cremes clareadores nos casos mais leves, e este será indicado pelo dermatologista. Porém, nos casos mais difíceis o tratamento pode ser com feito peelings compostos por diversas substâncias que ajudem a diminuir o pigmento da região.

Outra forma de tratamento para esse tipo é a micropigmentação de olheiras. O processo é bem parecido com o de uma tatuagem. É implantado sob a epiderme pigmentos que possam cobrir a coloração escura abaixo da região dos olhos.

Funcionando como um corretivo interno que disfarçar de dentro para fora as olheiras.

Tratamento para olheiras – receitas caseiras

Outra opção de tratamento para olheiras são os tratamentos caseiros, feitos à base de produtos orgânicos. Por serem naturais são menos prejudiciais à pele e podem ser usados mais vezes sem danifica-la.

Alguns tratamentos bastante conhecidos e recomendados são:

Gelo

Você deve envolver as pedras de gelo em um pano macio e aplicar nas olheiras durante 15 minutos.

Com isso você vai diminuir o tamanho dos vasos sanguíneos e disfarçar as olheiras.

Pepino

O pepino é rico em propriedades que ajudam no tratamento para olheiras.

Deixe fatias grossas de pepino na geladeira por 30 minutos, depois aplique nos olhos por 20 minutos. Em seguida lave o rosto normalmente.

Podendo repetir o processo duas vezes por dia, durante o tempo que desejar. Além de tratar as olheiras, ele terá um efeito calmante e refrescante na pele.

Batata inglesa crua

Ela possui propriedades que clareiam as olheiras e também diminuem o inchaço presente na região.

Rale duas batatas cruas e extraia o suco dela, reserve em uma vasilha.

Mergulhe um pouco de algodão ou pano macio no suco da batata e aplique sobre as olheiras, deixe agir por cerca de 20 minutos.

Depois lave os olhos com água fria, podendo repetir o processo duas vezes por dia durante um mês.

Suco de limão

Faça o suco de limão puro, e aplique em torno dos olhos com um algodão úmido.

Deixe agir por 10 minutos, e depois lave com água gelada. Podendo repetir o processo apenas uma vez por dia durante 3 semanas.

Fatores que auxiliam na prevenção no tratamento para olheiras

O mais indicado para todos os tipos de olheiras é sempre manter a pele bem hidratada, principalmente a região dos olhos, onde ela mais resseca.

Ter boas noites de descanso, manter uma alimentação regulada e sempre tomar bastante liquido.

São fatores que auxiliam tanto na prevenção quanto no tratamento para olheiras pois facilitam a regeneração do corpo.

Esperamos ter ajudado, e que você tenha compreendido as diferenças entre os tratamentos e encontrado o tipo de tratamento para olheiras adequado para o seu caso. Qualquer dúvida deixe abaixo nos comentários.

Sobre o autor | Website

Sou médica com pós-graduação em Nutrologia . Realiza atendimento clínico na área nutricional com ênfase em programas alimentares destinados à educação nutricional em todas as fases da vida e orientação nutricional para atletas, pessoas com doenças metabólicas e interessados em obter uma vida saudável.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.