Saúde Dra Danielle Vila

Tomar água em excesso faz mal? Descubra no artigo de hoje!

Você provavelmente já deve ter ouvido falar que tomar água em excesso faz mal. Mas será que isso é verdade? Sabemos que nosso corpo é composto por mais de 60% de água e que o líquido é essencial para nos manter vivos e sempre saudáveis. Então, como isso pode nos causar problemas? No artigo de hoje vou te contar tudo sobre esse assunto e tirar a dúvida de uma vez por todas! Confira logo abaixo o que separei!

Olá, eu sou a Danielle e sou redatora do blog Villa da Saúde. Hoje, como falei logo no início deste artigo, vou te contar tudo sobre a ideia de que tomar água em excesso faz mal. Você saberá se isso é ou não verdade e quais são os riscos do líquido em grandes quantidades no nosso organismo.

Como eu disse, somos compostos basicamente por água, então, como ela poderia ser uma malefício? A organização mundial de saúde indica que devemos ingerir ao menos 2 litros de água por dia – no caso das mulheres – e 3 litros no caso dos homens. Mas há quem possa passar muito desse limite, como é o caso de atletas. E é ai que mora o perigo!

Tomar água em excesso faz mal?

Tomar água em excesso faz mal

Tomar água em excesso faz mal?

Vou responder sem mais delongas a pergunta do artigo: tomar água em excesso faz mal? Sim! Por mais que pareça estranho, nosso corpo não tem a capacidade de lidar com mais de 3 litros de água por hora, e os riscos de exagerar na quantidade são bem acentuados.

Um deles é a hiponatremia, que é caracterizada pela queda de sódio no organismo.
Esse problema pode ocorrer em vários casos, mas é bem comum em atletas de maratona, que podem perder a mão na ingestão de líquidos, se não foram devidamente supervisionados. Também é preciso se atentar à crianças e idosos, que não sabem ao certo qual o momento de parar.

Então, devo me preocupar com o excesso de água?

É importante se preocupar com o exagero na ingestão de líquidos, afinal, tomar água em excesso faz mal e, como você aprendeu ao longo deste artigo, pode ser bem arriscado. Mas então, como saber se estamos nos hidratando direito? A resposta é bem simples: nosso corpo nos dá sinais o tempo todo e vou te contar quais são eles:

A sede

Ter sede é o sinal mais característico de que você precisa se hidratar. Sentiu sede? É o seu corpo dizendo que é o momento ideal de tomar um copo d’água. Geralmente, quando há esse alerta é porque há pouco líquido disponível no organismo, por isso, corra fazer sua parte!

A Urina

Sua urina também pode ser um indicativo se você está ou não bebendo água o suficiente. Se ela estiver com cor e cheiro forte, é porque a hidratação está prejudicada. Se estiver muito clara, é porque você está bebendo água demais. Tente manter um equilíbrio saudável.

Dicas Extras

Não é porque tomar muita água faz mal que devemos deixá-la de lado, tudo bem? A hidratação é fundamental, então, se você tem dificuldades para ingerir líquidos ou se esquece com facilidade, tente colocar lembretes no seu celular e não esqueça de beber água!

E se você gosta de dicas de saúde e alimentação, continue vindo no blog Villa da Saúde todos os dias. Até a próxima!

Sobre o autor | Website

Sou médica com pós-graduação em Nutrologia . Realiza atendimento clínico na área nutricional com ênfase em programas alimentares destinados à educação nutricional em todas as fases da vida e orientação nutricional para atletas, pessoas com doenças metabólicas e interessados em obter uma vida saudável.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.