Alimentos Dra Danielle Vila

Será que todos os nutrientes tem a mesma finalidade? Descubra!

Você já se perguntou se todos os nutrientes tem a mesma finalidade? Afinal, são tantos nomes, que não é tão difícil ficarmos perdidos e sem saber ao certo o que responder quando aparece uma dúvida dessas. Mas, calma! No artigo de hoje, irei explicar de forma bem simples qual é a função dos nutrientes e ainda te contar se todos eles têm ou não a mesma finalidades no organismo. Confira o que separei.

Olá, eu sou a Danielle e sou redatora do blog Villa da Saúde. Hoje vou te contar um pouco mais sobre o campo da saúde e você vai descobrir a resposta para a pergunta: todos os nutrientes tem a mesma finalidade? Para que você não pense que estou te enrolando, vou ser bem direta. A resposta é positiva e negativa ao mesmo tempo.

Mas como isso? Na verdade todos os nutrientes servem para um propósito em comum, que é nutrir nosso corpo – dai o nome que eles levam. Então, a grosso modo, eles estão junto para um bem em comum, que é trazer saúde para o nosso organismo e dar a cada uma das nossas células o que elas precisam para viver. E ao mesmo tempo, como você deve imaginar, cada um deles faz isso de uma forma diferente.

Entendendo um pouco melhor sobre os nutrientes.

nutrientes

Então, se alguém te perguntar: todos os nutrientes tem a mesma finalidade? A resposta será sim e não. Obviamente, todos servem para nutrir mas cada um deles tem uma função específica. Por exemplo, as proteínas têm a tarefa de formar enzimas, formar músculos e as membranas celulares. Essa é uma característica bem própria desse nutriente e sem ele, ficaríamos com um problema sério de saúde.

Já as vitaminas são tão variadas que poderia passar o dia todo falando de cada uma delas. Vou dar um exemplo que todos conhecem, que é a vitamina C. Ela ajuda a nos proteger contra vírus, bactérias e melhora o sistema imunológico como um todo.

Quais outras finalidades dos nutrientes?

Se você ainda tem dúvida se todos os nutrientes tem a mesma finalidade, vou te contar mais alguns deles que são bem específicos.

Finalidade do Magnésio

O magnésio nos ajuda na produção de energia, nos dá mais vigor, força para levantar e ir trabalhar, além de ser excelente para a digestão. Ele é um nutriente que atua em várias áreas e também em algumas de forma específica.

Finalidade do Potássio

O potássio tem uma função muito clara no nosso organismo, que é a de nos ajudar a ter ossos e articulações mais fortes. Sem o potássio, teríamos graves deficiências e quase nenhum outro nutriente pode realizar sua função. Logo, ele tem uma finalidade bem específica, o que responde a questão principal do artigo mais uma vez.

Dicas Extras

Entendemos que nem todos os nutrientes tem a mesma finalidade mas, ao mesmo tempo, têm um objetivo em comum. Por isso, tenha sempre uma alimentação completa e não deixe nenhum deles faltar, pois todos são essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Comente aqui embaixo o que achou deste artigo e compartilhe com seus amigos.

Até a próxima!

Sobre o autor | Website

Sou médica com pós-graduação em Nutrologia . Realiza atendimento clínico na área nutricional com ênfase em programas alimentares destinados à educação nutricional em todas as fases da vida e orientação nutricional para atletas, pessoas com doenças metabólicas e interessados em obter uma vida saudável.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.