Saúde Dra Danielle Vila

Tireoide – 2 Alimentos que fazem mal e que fazem bem!

A tireoide é uma glândula localizada na região do pescoço e, embora muitas pessoas nem se deem conta dela ao longo da vida, quando há problemas nessa região toda a vida do paciente passa a ser afetada. Ela deixa de funcionar corretamente por fatores genéticos, hábitos de vida e – acredite – devido à alimentação. No artigo de hoje vou te contar tudo que descobri sobre esse assunto: tireoide – alimentos que fazem mal e também aqueles que fazem bem! Confira tudo que separei para você logo abaixo.

Olá, eu sou a Danielle e sou redatora do blog Villa da Saúde. Hoje vou falar de algo que desperta a curiosidade de muitas pessoas: a tireoide – alimentos que fazem mal, que fazem bem e como o problema nela se desenvolve. Já vou aproveitar e explicar que falhas nessa glândula podem ser ocasionadas por fatores hereditários, estresse e ansiedade, fumo, bebidas e, acredite, a alimentação.
Como todos sabem, nosso organismo é muito sensível e quando comemos sem controle apenas aquilo que faz mal e não mantemos uma dieta mais saudável, tudo pode se desregular, inclusive a tireoide, que é responsável por todo nosso metabolismo e também em manter nosso corpo vivo e sadio.

Mas como saber se há problemas na tireoide?

Tireoide

Mas como saber se há problemas na tireoide?

Existem dois tipos de problemas na tireoide: o hipotireoidismo e o hipertireoidismo. O hipo é caracterizado pela diminuição da produção de hormônio, fazendo com que hajam sintomas como sonolência, aumento de peso, cansaço extremo e desânimo. O hipertireoidismo é justamente ao contrário, quando a glândula produz mais do que deve, causando irritação, coração disparado, emagrecimento exagerado, falta de sono e, em alguns casos, distúrbios mentais se não houver o devido tratamento no tempo certo. Por tudo isso, já podemos notar que a disfunção nessa região é um problema sério e deve ser tratado e, se possível, evitado.

Alimentos que fazem mal: Vamos à eles!

Se você quer saber logo quais são os alimentos que fazem mal à tireoide, anote todos eles agora mesmo.

Alimentos que fazem mal: Mercúrio

Alimentos com altos índices de mercúrio devem ser evitados ao máximo, como atum enlatado e alguns tipos de peixes. O metal prejudica o bom funcionamento da glândula, especialmente para quem já tem problemas na região. Também irei citar os alimentos que fazem bem para ela. Confira!

Alimentos que fazem mal: Álcool

Evite a ingestão de álcool, pois ele pode prejudicar e muito o funcionamento da sua tireoide. Além disso, para quem toma remédios diários, ele pode cortar o efeito.

Alimentos que fazem bem: Ovos

Os ovos são excelentes para o bom funcionamento da tireoide e, além disso, ajudam a manter a sensação de saciedade, promovendo o emagrecimento.

Alimentos que fazem bem: Abacate

O abacate é fonte de gorduras boas, por isso, é uma boa pedida para quem tem problemas na tireoide. Além disso, ele acelera o metabolismo e mantém a saciedade por mais tempo.

Dicas Extras

Se você tem alguns dos sintomas que citei neste artigo, vale a pena ir ao médico e realizar um exame. Quanto antes descobrir o problema, mais fácil será tratá-lo, não é mesmo?

E se você gosta de dicas de alimentação e saúde, separei mais um artigo para continuar sua leitura:

Descubra para que serve o chá de folha de manga. Clique aqui!

Até a próxima!

Sobre o autor | Website

Sou médica com pós-graduação em Nutrologia . Realiza atendimento clínico na área nutricional com ênfase em programas alimentares destinados à educação nutricional em todas as fases da vida e orientação nutricional para atletas, pessoas com doenças metabólicas e interessados em obter uma vida saudável.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.