Saúde Dra Danielle Vila

Sintomas intoxicação alimentar – fique atento à todos eles!

A intoxicação alimentar é um problema que ocorre quando ingerimos um alimento contaminado com algum tipo de bactéria ou parasita. E os sintomas intoxicação alimentar devem ser levados em conta, já que ela pode ser muito grave caso eles aumentem. No artigo de hoje, vou te explicar como perceber se você comeu algo que causou esse tipo de problema e qual a melhor forma de lidar com ele. Confira logo abaixo!

Olá, eu sou a Danielle e sou redatora do blog Villa da Saúde. Hoje vou te contar um pouco mais sobre os sintomas intoxicação alimentar, para que você possa identificá-los o quanto antes e ir a um médico, caso eles se agravem muito ou se não melhorem após dois dias.

Mais comum do que se imagina, esse problema ocorre – como eu disse lá em cima – devido ao fato de consumirmos alimentos com bactérias e parasitas. Isso é mais fácil de acontecer quando comemos frangos, peixes e carnes ou mesmo alimentos vendidos na rua sem a higienização correta do local e das mãos de quem está preparando. Impossível de prever, a melhor forma de evitar que a intoxicação ocorra é lavando bem tudo que for ser consumido e evitar ao máximo comer fora de casa, especialmente em locais que não têm a fiscalização correta.

A intoxicação alimentar é grave?

Sintomas intoxicação alimentar

De forma geral, a intoxicação alimentar que mais acomete a maioria das pessoas não é grave e é o que os médicos de “intoxicação leve”, que ocorre quando comemos um alimento mal higienizado. Apesar de muito incômoda, esse tipo de intoxicação não é de fato severa e pode desaparecer sozinha em poucos dias.
O grande problema é quando consumimos algum alimento que tenha mais bactérias ou parasitas, ou mesmo que seja contaminado em excesso, causando a intoxicação severa que, se não tratada, pode levar à morte. Por isso é importante ficar atento aos sintomas intoxicação alimentar para perceber se eles pioram com o tempo e correr ao médico o quanto antes.

Sintomas intoxicação alimentar – Descubra todos eles!

Confira agora quais são os principais sintomas intoxicação alimentar e lembre-se que se eles aumentarem com o tempo, é preciso procurar um médico com urgência para que ele possa verificar o tipo de bactéria ou parasita que causou o problema. Algumas vezes será necessário utilizar remédios específicos para diminuir o risco de complicações mais sérias. Confira os sintomas principais:

Diarreia

A diarreia é um sintoma comum de intoxicação alimentar e deve ser acompanhada de perto, pois pode causar fraqueza em excesso e desidratação. Caso você perceba que a diarreia não cessa com o tempo, será preciso ir ao médico.

Febre e dor

É possível que apareça febre durante uma intoxicação alimentar e ela pode ser mais ou menos intensa, dependendo do organismo de cada paciente. Além disso, sempre vem acompanhada de dores fores no estômago e na região do abdômen.

Dicas Extras

Mais uma vez, minha dica principal é que faça uma avaliação médica assim que sentir os primeiros sintomas, pois ele poderá receitar um medicamento para diminuir os desconfortos.

Comente aqui embaixo se você já teve uma intoxicação alimentar e como cuidou dela. Até a próxima!

Sobre o autor | Website

Sou médica com pós-graduação em Nutrologia . Realiza atendimento clínico na área nutricional com ênfase em programas alimentares destinados à educação nutricional em todas as fases da vida e orientação nutricional para atletas, pessoas com doenças metabólicas e interessados em obter uma vida saudável.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.