Alimentos Dra Danielle Vila

Reduzir as calorias dos alimentos – dicas de preparo!

Conhecer formas de reduzir as calorias dos alimentos que gostamos pode ser uma boa fuga para o emagrecimento inteligente. Quando estamos buscando emagrecer podemos entrar em um ciclo vicioso onde passamos fome e depois exageramos na comida. Conseguir incluir nossos alimentos favoritos na dieta, reduzindo suas calorias é muito bom para conseguir manter a dieta.

Olá meninas e meninos, eu sou a Danielle, sou coach de emagrecimento e hoje eu vou dar algumas dicas de como reduzir as calorias dos alimentos, de acordo com o modo de preparo de cada um.

 Como reduzir as calorias dos alimentos

Reduzir as calorias dos alimentos

Ao dizer que vamos dar dicas de como reduzir as calorias dos alimentos, nos referimos a técnicas de preparo bem básicas e saudáveis. Retirando de cena as calorias desnecessárias, reduzindo também a quantidade de sódio presente naquele alimento e também de gordura.

Meios de preparo para reduzir as calorias dos alimentos

Como reduzir as calorias dos alimentos assando

Assar é uma maneira simples de preparo porém bem abrangente. Pois é a forma de preparo básica de muitos alimentos, como carnes, legumes e até mesmo sobremesas. Quando for assar carnes no forno, não acrescente óleos, manteigas e nem azeite, coloque temperos naturais, suco de limão ou de laranja e até mesmo pinguinhos de água para não grudar o fundo. E opte por forrar a forma ao invés de untar.

Como reduzir as calorias dos alimentos refogando

Refogar os alimentos com água e uma pitada de azeite, ao invés de óleo de soja, pode reduzir significativamente as calorias do alimento preparado. Desta forma eliminamos as toxinas do alimento, deixamos seu preparo mais leve e ainda preservamos os nutrientes do que vamos comer devido à umidificação. Uma boa ideia também é acrescentar cebola para refogar, pois ela solta água e gosto, o que ajuda no preparo e no tempero.

Como reduzir as calorias dos alimentos grelhando

Para reduzir as calorias dos alimentos preparando-os grelhados é muito simples, diria até primitivo. Qualquer churrasqueira, seja elétrica ou na brasa mesmo, unida a uma grelha, é capaz de grelhar alimentos da melhor forma possível. Com este preparo, não se adiciona gordura nenhuma, e ainda reduz-se as calorias devido ao calor. Funciona principalmente com carnes, porém, podem ser feitos queijos, legumes e muito mais.

Como reduzir as calorias dos alimentos cozinhando no vapor

Cozinhar no vapor pode ser uma boa forma de reduzir as calorias dos alimentos no preparo. Pois além de retirar muita gordura da preparação, ela também preserva a maioria dos nutrientes benéficos para nós. Existem panelas próprias para cozimento a vapor. Mas você também pode cozinha-los no vapor da panela de arroz. Em baixo fica a água que vai esquentar e ferver. Sem entrar em contato com o líquido e sem precisar de nada mais que o vapor, o alimento cozinha e preserva todos os seus nutrientes, sem adicionar uma caloria nenhuma caloria a mais.

Como reduzir as calorias dos alimentos air frier

Se você já pensou em comprar a panela air frier mas desistiu, coloque isso de novo em seus planos, pois essa pode ser a fuga mais certa para os seus dias ruins. Essa panela, “frita” os alimentos sem precisar de óleos e nada mais além do ar. Então, se você estiver precisando muito, no dia do lixo, comer aquela batata frita, que ela seja feita sem óleo, não é mesmo? Além de fritar ela retira muita gordura presente nos alimentos. Como por exemplo, frangos, linguiças, bacon. Fica tudo no fundo da panela. É sim uma ótima saída.

Essas são as principais formas de reduzir as calorias dos alimentos em seu modo de preparo. Você gostou das dicas? Deixe seu comentário abaixo!

Sobre o autor | Website

Sou médica com pós-graduação em Nutrologia . Realiza atendimento clínico na área nutricional com ênfase em programas alimentares destinados à educação nutricional em todas as fases da vida e orientação nutricional para atletas, pessoas com doenças metabólicas e interessados em obter uma vida saudável.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.