Emagrecimento Dra Danielle Vila

Beterraba engorda

Como já mencionamos em diferentes ocasiões, existem muitos mitos em relação ao consumo de certos alimentos. Nesse caso, estamos falando da beterraba. Não engorda! Portanto, neste artigo vamos tentar esclarecer os efeitos que este alimento pode produzir no organismo.

A beterraba engorda? É um mito – entenda!

beterraba engorda verdade

Nesse sentido, é importante começar deixando de lado a ideia de que a beterraba sacarina tem muito açúcar e de que é por isso que engorda. Nada está mais longe da realidade, já que quase não tem calorias e pode sim fazer parte de uma dieta de emagrecimento graças ao seu efeito saciante. Além disso, as beterrabas fornecem antioxidantes, responsáveis ​​pela cor vermelha, que aumentam as defesas contra todos os tipos de doenças e também ajudam a diminuir o colesterol.

Então, levando em conta esses dados, podemos dizer que a beterraba não engorda, mas pode ser uma excelente auxiliar na redução de peso, bem como manter a boa saúde em geral. Além disso, a beterraba é um alimento com propriedades nutricionais interessantes e deve sempre fazer parte da dieta de cada pessoa. É um vegetal muito energético recomendado em casos de anemia, doenças do sangue e convalescença, também para crianças e mulheres grávidas.

Alguns benefícios

A beterraba é um alimento que possui muitos benefícios, tem um alto teor de ferro, também é rica em carotenos, em folatos e vitaminas B1, B2, B3 e B6. Para melhor observar as contribuições nutricionais da beterraba, aqui está um exemplo das propriedades nutricionais em caso de consumo de uma xícara de beterraba cozida cortada em fatias:

  • Calorias: 31 kcal.
  • Proteína: 1,5 gramas.
  • Carboidratos: 8,5 gramas.
  • Fibra dietética: 1,5 gramas.
  • Potássio: 259 miligramas.
  • Fósforo: 32 miligramas.
  • Folato: 53,2 microgramas.
  • Vitamina A: 58,5 Unidades Internacionais.

Como escolher e preservar

Pode ser encontrada fresca nos supermercados, mas a orgânica é encontrada nas vendinhas e hortas. É melhor escolher aquelas que estão firmes, redondas, sem manchas e com uma cor vermelha bem intensa; Você também deve escolher cachos que tenham folhas muito verdes e que tenham as mesmas raízes para que, mais tarde, ao cozinhá-las, elas o façam de maneira uniforme.

  • Evite as que tenham uma forma alongada e pele escamosa por cima, porque elas terão um sabor forte, fibroso e forte.
  • Mantenha elas frescas na geladeira e dentro de um saco plástico, fazendo com que elas durem de duas a três semanas. As folhas da beterraba, separadamente, também devem ser mantidas em um saco plástico e não lavadas. Desta forma e na refrigeração eles podem ser mantidos por três a cinco dias.

Como preparar beterrabas

  • Sabendo que a beterraba não engorda e que é um vegetal, você pode consumi-la crua, cozida ou conservada. Seu principal uso é em saladas, embora também possa ser comida sozinha, com alho ou cebola e um pouco de azeite, sal e vinagre.
  • Se você quiser comer crua, sem tempero algum, mas também pode adicionar um pouco de óleo e limão.
  • Se você os consumir cozidas elas serão mais digeríveis, você deve introduzi-los em água fervente com sal sem tê-las descascado antes. Eles devem ser fervidos por pelo menos uma hora, então você pode facilmente remover a pele.
  • Assadas podem ser preparadas colocando-as no forno e não as tirando até ficarem macias. Feitas dessa maneira, elas mantêm quase todas as suas propriedades intactas.

Viu, a beterraba não engorda! E ainda traz muitos benefícios para a nossa saúde! Mito desvendado!

 

Sobre o autor | Website

Sou médica com pós-graduação em Nutrologia . Realiza atendimento clínico na área nutricional com ênfase em programas alimentares destinados à educação nutricional em todas as fases da vida e orientação nutricional para atletas, pessoas com doenças metabólicas e interessados em obter uma vida saudável.

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