Saúde Dra Danielle Vila

Quitosana – o que é e por que emagrece?

A Quitosana tem ficado muito famosa no mundo do emagrecimento, pois ela promete auxiliar na perda de peso. Mas, em se tratando de grandes promessas, sempre vem seguida de grandes expectativas. Será que emagrece mesmo? Vem conferir algumas considerações comigo!

Olá meninas e meninos, eu sou a Danielle, coach de emagrecimento, e hoje eu vou falar um pouquinho sobre a Quitosana. esse composto que promete auxiliar no processo de emagrecimento. Vem comigo.

Quitosana emagrece?

Quitosana

Primeiramente é importante lembrar que todo produto que contenha a quitosana em sua composição, promete auxiliar o emagrecimento. Somada com uma alimentação balanceada e a prática de exercícios, acelera o processo de emagrecimento. Isso por que, segundo estudos, impede que o corpo absorva a gordura dos alimentos, fazendo com que o organismo queime mais rápido a gordura que está acumulada no corpo, como fonte de energia. Além de também auxiliar na redução do colesterol ruim, pelo fato de o corpo conseguir entrar em equilíbrio por não absorver mais gorduras do que pode metabolizar.

Produtos à base de quitosana podem vir em cápsulas, em pó, ou em tabletes. Muitas pessoas têm se referido à ela como milagrosa no emagrecimento. Porém é preciso um pouco de cautela em relação a produtos milagrosos, pois a maioria das vezes não é a realidade. Leia e tire as suas próprias conclusões com as explicações abaixo.

O que é a quitosana?

Ela um composto de fibras naturais produzido através da quitina, que é um polissacarídeo retirado de crustáceos como siris, camarões, caranguejos, etc.

Como a quitosana age no organismo?

Ela é uma fibra natural que é solúvel em ácidos, como por exemplo, o suco gástrico. Depois de ingerida, essa fibra se transforma em uma substância gelatinosa, que vai atuar como uma esponja. Assim, absorve a gordura dos alimentos, fazendo com que ela não seja metabolizada. Não deixando com que a pessoa engorde mais e proporcionando a oportunidade de o organismo utilizar as reservas de gordura como fonte de energia. Além de ser uma fibra natural, que auxilia e melhora o trato intestinal e dá mais sensação de saciedade.

Porém, não é um milagre. Como todo composto que acelera o emagrecimento, ela atua como um auxiliar nesse processo. A própria ANVISA descreve como um suplemento alimentar eficaz. E é por isso que os produtos que contém a quitosana, são liberados aqui no Brasil. Mas não adianta pensar que ela por si só vai te emagrecer e manter seu corpo magro, só com o fato de você tomá-la todos os dias. Você precisa trazer para a sua vida, hábitos saudáveis, uma alimentação balanceada e exercícios físicos.

Contraindicações

A quitosana pode causar efeitos colaterais em quem tem alergia à crustáceos. Portanto se você tem alergia a frutos do mar, ou se não sabe se tem, faça um teste antes de fazer o uso.

Considerações

Aqui neste blog não somos adeptos a remédios na hora de emagrecer. Remédios, que emagrecem sem exigir um mínimo de esforço de quem os toma, quase 100% das vezes são responsáveis por inúmeros danos ao nosso organismo. E têm muito mais contras do que prós. Tudo que é falado aqui tem base em produtos naturais, que atuam como auxiliares no emagrecimento. Nada que altere a química do seu corpo.

Auxiliares do emagrecimento devem ser apenas um início, um incentivador, para que haja uma mudança de hábitos. Visando sempre uma reeducação alimentar e uma mudança de estilo de vida. A quitosana, utilizada com moderação, vai acelerar o seu processo de emagrecimento, se aliada com a prática de exercícios e uma boa dieta hipocalórica. E lembre-se, seu maior objetivo, além de emagrecer, é a sua saúde! Procure a orientação do seu médico antes de qualquer coisa!

Sobre o autor | Website

Sou médica com pós-graduação em Nutrologia . Realiza atendimento clínico na área nutricional com ênfase em programas alimentares destinados à educação nutricional em todas as fases da vida e orientação nutricional para atletas, pessoas com doenças metabólicas e interessados em obter uma vida saudável.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.