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Alimentos Dra Danielle Vila

Qual o leite mais saudável? Faça a escolha certa!

Você saberá qual o leite mais saudável de acordo com as suas necessidades nutricionais e do seu organismo. Confira logo abaixo!

O leite está entre os alimentos mais consumidos do mundo todo e já passou por diversas polêmicas em relação aos seus benefícios para a saúde. Há quem diga que o excesso de gordura do alimento comum possa causar problemas e, em contrapartida, há quem garanta que elas são essenciais para o bom funcionamento do corpo e que o desnatado seja desnecessário. E você, sabe qual o leite mais saudável? Se a resposta for não, descubra agora!

Olá, eu sou a Danielle e sou redatora do Blog. É uma verdade absoluta que o leite seja hoje um dos alimentos mais consumidos no mundo todo e com inúmeras variedades – que vão desde os desnatados, até os de outros animais além da vaca, como cabra, búfala e outros. Vou contar as propriedades de cada um deles e qual a melhor opção para cada perfil de cada pessoa.

Também vou explicar qual a diferença do desnatado para o tradicional e se vale a pena consumi-lo. Afinal, será que a gordura é o que faz mal? Ou será que ela é essencial para a nossa saúde?

E os leites de outros animais ou de vegetais?

Qual o leite mais saudável

Há também no mercado outras variedades de leites que vão além do que deriva da vaca. Encontramos leite de amêndoas, de arroz, de búfala e de cabra: mas você sabe qual o leite mais saudável neste caso?

A verdade é que essa escolha depende de fatores nutricionais e quase todos eles são bem parecidos, embora o leite tradicional de vaca seja um dos mais ricos em cálcio e não haja motivo para evitá-lo – a não ser que você apresente alguma alergia e precise encontrar um substituto.

Por isso, a dica é consumir aquele que mais te agrade no quesito sabor, pois todos são igualmente saudáveis!

Diferenças entre leites de vaca: qual o leite mais saudável?

Porém, quando falamos entre leites desnatados, semi-desnatados e integrais, há uma grande diferença entre eles e eu vou te explicar qual é mais indicado para cada tipo de objetivo. Confira!

Leite Integral

O leite integral é um dos mais ricos em gorduras e isso faz com que ele faça dê uma sensação de saciedade muito maior se comparado com os demais. Por isso, a dica é consumi-lo se você precisa emagrecer. Suas gorduras são saudáveis e não fazem mal ao organismo – mas não exagere: consuma até 400 ml por dia!

Leite semi-desnatado

Para quem precisa emagrecer porém não quer consumir muitas gorduras por qualquer motivo profissional, o semi-desnatado é o mais indicado, pois traz uma sensação de saciedade parecida com o integral, porém, sem ser tão agressivo.

Leite desnatado

O leite desnatado é mais indicado para quem sofre com alguma complicação médica, como colesterol excessivamente elevado. Nesse caso, essa opção é a mais viável, embora essa variedade de leite não seja muito boa no quesito saciedade.

Dicas Extras

Antes de trocar seu leite preferido, converse com um médico ou nutricionista e veja o que ele indicada no seu caso!

Comente aqui embaixo qual o tipo de leite que está presente no seu dia-a-dia! Até a próxima!

Sobre o autor | Website

Sou médica com pós-graduação em Nutrologia . Realiza atendimento clínico na área nutricional com ênfase em programas alimentares destinados à educação nutricional em todas as fases da vida e orientação nutricional para atletas, pessoas com doenças metabólicas e interessados em obter uma vida saudável.

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