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Exercícios Dra Danielle Vila

5 poses de ioga para reduzir a gordura abdominal

Neste artigo você irá aprender as 5 melhores poses de ioga para reduzir a gordura abdominal:

Existe uma relação entre posturas de ioga e redução de peso, por isso é essencial conhecer as principais posturas de ioga que podem te ajudar a perder peso, e quais são as indicadas de acordo com o seu nível.

A gordura da barriga pode ser muito difícil de remover e é uma das áreas mais complicadas para eliminar essa gordura. O acúmulo de gordura nessa área, além de ser um problema estético, significa um risco para a saúde. A gordura na região abdominal está realmente ligada ao diabetes tipo 2, resistência à insulina, doenças cardíacas e alguns tipos de câncer. É um dos lugares mais perigosos para manter a gordura armazenada, por isso é uma das áreas mais importantes onde devemos reduzir a gordura.

ioga para reduzir a gordura

ioga para reduzir a gordura

Poses de ioga para reduzir a gordura abdominal

Embora existam muitos exercícios que podem eliminar a gordura abdominal, a ioga é realmente muito eficaz e pode ser praticada por qualquer pessoa saudável. No entanto, você deve saber que o ioga sozinho não é milagroso, já que 70% de sucesso também é baseado em uma nutrição adequada.

1. Postura da cobra (Bhujang asana)

Esta postura de ioga ajuda a reduzir a gordura abdominal e pode fortalecer os músculos abdominais. Também fortalece a parte superior do corpo e a parte inferior das costas, tornando a coluna mais forte e mais flexível.

Para fazer esta pose:

  • Deite de bruços com as pernas esticadas e as palmas das mãos sob cada ombro.
  • Os dedos dos pés devem estar tocando o chão.
  • Inale lentamente e levante o peito, inclinando-se o máximo possível.
  • Dependendo da sua habilidade, você pode manter essa posição por 15 a 30 segundos.
  • Expire lentamente e depois retorne seu corpo para a posição original.
  • Repita essa postura 5 vezes com intervalos de 15 segundos entre cada vez.
  • Se você tem úlcera, hérnia, lesão nas costas ou está grávida, não é aconselhável realizar essa postura.

2. Postura da proa (Dhanurasana)

Essa postura fortalece a base dos músculos abdominais e ajuda a reduzir a gordura abdominal. Para atingir plenamente o potencial, você deve balançar e voltar enquanto mantém essa postura para massagear a região abdominal. Isso também coloca o sistema digestivo para trabalhar e combater a constipação, bem como dar a todo o corpo, especialmente nas costas, um grande alongamento.

Como fazer

  • Comece por colocar no estômago com as pernas esticadas e os braços de cada lado do corpo.
  • Em seguida, dobre os joelhos e leve os braços de volta aos tornozelos ou pés.
  • Inspire e levante a cabeça e comece a dobrá-la para trás enquanto tenta levantar as pernas o mais alto possível.
  • Tente manter essa posição por 15 a 30 segundos, enquanto estiver respirando normalmente.
  • Quando você começar a expirar, retorne à posição original com as pernas estendidas e braços para o lado.
  • Repita essa postura pelo menos 5 vezes e tenha tempo para relaxar por pelo menos 15 segundos entre cada vez.

3. postura do barco (Naukasana)

É uma pose de ioga benéfica para atacar a gordura na cintura. É muito bom para o estômago e pode ajudar a fortalecer os músculos das pernas e das costas.

Como é feito:

  • Deite de costas com as pernas juntas e estendidas e braços ao seu lado, olhando para baixo.
  • Inspire e comece a levantar as pernas, mas certifique-se de manter sua postura ereta (sem flexão do joelho)
  • Você deve esticar o pé e os dedos e tentar levantar as pernas o mais alto que puder
  • Enquanto estiver nesta posição, você deve ter os braços esticados e levantá-los tentando tocar os dedos, criando um ângulo de 45 graus com o corpo
  • Respire normalmente enquanto segura esta posição por 15 segundos
  • Repita cerca de cinco vezes com 15 segundos de descanso entre cada vez.

4. Junta (Kumbhakasana)

Esta postura é uma das mais fáceis, mas mais eficiente posição de ioga para reduzir a gordura abdominal. Também tonifica e fortalece os ombros, braços, costas, coxas e nádegas.

Para fazer esta pose:

  • Comece com as mãos e os joelhos logo abaixo dos ombros e dos quadris
  • Manter uma postura ereta com as mãos e os pés como apoio, os pés devem apoiar com os dedos apoiados
  • Ao inspirar, olhe bem em frente às palmas das mãos para que o pescoço e a espinha estejam alinhados e contraiam os músculos abdominais
  • Da cabeça aos seus pés, seu corpo deve formar uma linha reta. Certifique-se de que os dedos das mãos estão separados
  • Mantenha esta posição por 15 a 30 segundos, mas para obter melhores resultados, tente manter o máximo possível
  • Expire e volte para uma posição de descanso, apoiando os joelhos no chão
  • Repita esta posição cinco vezes e relaxe por pelo menos 15 segundos após cada
  • Tenha em mente que esta posição deve ser evitada se você tiver pressão alta ou qualquer lesão no ombro ou nas costas

5. Postura de liberação do vento (Pavanamuktasana)

Existem inúmeros benefícios nesta postura de ioga, além de ioga para reduzir a gordura abdominal e aliviar a dor lombar, também pode firmar e tonificar o abdômen, coxas e quadris. Também massageia o cólon, equilibra os níveis de pH no estômago, cura a constipação e melhora o metabolismo.

Para fazer esta pose:

  • Deite de costas com as pernas esticadas e os braços ao lado
  • Os pés devem ser esticados com os calcanhares tocando um ao outro
  • Quando você expira, dobre os joelhos e, gradualmente, traga-os para o peito
  • Use as coxas para aplicar pressão na região abdominal
  • Para manter os joelhos no lugar, feche as mãos acima dos joelhos
  • Respire profundamente e mantenha essa posição por um minuto a 90 segundos
  • Ao expirar, solte os joelhos e leve as mãos para os lados do corpo com as palmas voltadas para o chão.
  • Você pode realizar essa postura cerca de 5 vezes com pelo menos 15 segundos de descanso entre cada vez

A fim de acelerar o metabolismo do corpo, é aconselhável completar estas posturas de ioga pela manhã. Além disso, repita essas poses diariamente, de 3 a 5 vezes, três dias por semana. Tudo isso deve fazer parte de uma mudança como um todo, tanto na comida quanto no estilo de vida. Saiba mais sobre os benefícios do ioga para reduzir a gordura e na melhoria da saúde.

É importante alertar que este artigo é para quem já é praticante do ioga.

Sobre o autor | Website

Sou médica com pós-graduação em Nutrologia . Realiza atendimento clínico na área nutricional com ênfase em programas alimentares destinados à educação nutricional em todas as fases da vida e orientação nutricional para atletas, pessoas com doenças metabólicas e interessados em obter uma vida saudável.

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