Beleza Dra Danielle Vila

Por que as mulheres precisam dormir mais? Base científica!

Por que as mulheres precisam dormir mais? Muitas vezes nos perguntamos: poxa, por que sempre estou tão cansada? Por que dormi e parece que levei uma surra? Se está procurando a resposta para esta e mais perguntas, este artigo é para você!

Olá meninas e mulheres, eu sou a Danielle, coach de emagrecimento e hoje eu vou responder a esta pergunta: Por que as mulheres precisam dormir mais que os homens? Vem comigo para descobrir a resposta!

Por que as mulheres precisam dormir mais

mulheres precisam dormir mais

Primeiramente preciso explicar o porquê deste assunto aparecer aqui no blog. O descanso é um dos 5 pilares do emagrecimento saudável que eu trato no meu curso de coach de emagrecimento. E é um assunto muito importante que muitas vezes é deixado de lado.

Por essa e outras razões, dormir bem e de forma contínua é muito importante, já que, sempre que acordamos durante a noite, voltamos ao estágio inicial de sono. E isso interfere em alguns processos que só ocorrem na fase mais profunda: a REM, incluindo o ganho, ou perda de peso.

Para entender melhor por que as mulheres precisam dormir mais, precisamos conhecer o sono e as suas fases. Veja.

Por que as mulheres precisam dormir mais – fases do sono

O instituto do sono explica as 4 fases do sono e o que elas representam para o nosso organismo

Na primeira fase – passamos pela transição entre a vigília e o sono. Quando escurece nosso organismo libera a melatonina, que induz o sono. Essa fase representa 10% da noite, considerando que você durma a quantidade de horas recomendada.

Na fase 2 – estamos em um sono leve, chamado de sono de conexão. Nosso ritmo cardíaco é desacelerado lentamente, assim como nossa respiração. A temperatura corporal se abaixa e os músculos começam a relaxar devagar. Permanecemos nessa fase por cerca de 45% da noite.

Na fase 3 – Entramos na fase de consolidação do sono, que é a fase pré REM.

Na fase 4 (REM) que é a sigla em inglês para – movimento acelerado dos olhos, é onde ocorre a consolidação da memória, do aprendizado e a sintetização e produção de alguns hormônios e neurotransmissores. E é aqui que mora o perigo para nós mulheres. Entenda.

Por que mulheres precisam dormir mais – hormônios e neurotransmissores

A melatonina, conhecida como o hormônio do sono, é sintetizada a partir da serotonina, um neurotransmissor que atua durante a fase REM do sono. A serotonina atua como reparador, regula a energia, o humor, a concentração, o foco, o metabolismo, dentre muitas outras coisas.

Quanto menos dormimos, deixamos todos esses benefícios da serotonina para trás, inclusive a sintetização da melatonina produzida pelo nosso corpo. Se não sintetizamos a melatonina, não dormimos e não temos a ação e nem a produção da serotonina e vamos continuar dormindo mal. E com cada vez menos serotonina e cada vez menos melatonina e dormindo menos… É um ciclo, percebe?

Os hormônios mexem com a mulher

Disso nós entendemos bem! Nós mulheres, devido aos hormônios produzidos e liberados em nosso organismo durante a idade fértil, desenvolvemos o chamado sono vigília, onde ficamos alertas para caso algo aconteça com o bebê (sim, desde a idade da pedra lascada é assim, a mulher vigia, e nossos hormônios sabem muito bem disso).

Assim, nós produzimos cada vez menos serotonina e sintetizamos e produzimos cada vez menos melatonina, pois dificilmente chegamos à fase REM do sono. Ou, ao contrário dos homens, demoramos mais tempo para chegar “lá” (sempre né)

Nas mulheres isso ainda têm um impacto mais negativo, pois a já comprovada atividade cerebral multifocal da mulher, causa mais cansaço mental do que a unifocal, masculina. Sendo, portanto uma mente e um corpo que necessita de mais tempo e um sono reparador maior.

O que acontece se a mulher não dormir bem

Acho que muitas de nós conhecemos e identificamos os problemas que esses distúrbios no sono podem nos trazer. Que são: Dores generalizadas, irritabilidade, mau humor, dores de cabeça, ganho de peso sem motivo aparente e até mesmo depressão. Muitos estudos apontam que muitos casos de depressões severas, têm início com a falta de serotonina no organismo. E tudo se resolveria, no início, com boas noites de sono seguidas.

O instituto do sono diz que um adulto precisa dormir entre 7 e 9 horas por dia para que seu cérebro e organismo consigam se reparar 100%. Se os homens dormem 7 horas (o mínimo), já está bom. Mas para as mulheres esse mínimo fica entre 8 e 9 horas para haver a reparação total.

Alimentos que auxiliam nestes casos

Você pode encontrar o triptofano, que é um aminoácido indispensável para o equilíbrio entre a serotonina e a melatonina, em alguns alimentos. Como por exemplo: a banana, o tomate, nas carnes magras, castanhas, ovos e salmão.

E aí, gostou de saber por que as mulheres precisam dormir mais? Eu gostei muito, pois agora tenho embasamento científico para dormir mais um pouquinho! Deixe sua opinião nos comentários abaixo! Grande beijo!

Sobre o autor | Website

Sou médica com pós-graduação em Nutrologia . Realiza atendimento clínico na área nutricional com ênfase em programas alimentares destinados à educação nutricional em todas as fases da vida e orientação nutricional para atletas, pessoas com doenças metabólicas e interessados em obter uma vida saudável.

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