Saúde Dra Danielle Vila

Descubra para que serve o fósforo, esse mineral essencial!

No artigo de hoje para que serve o fósforo e onde você pode achá-lo de forma simples e prática. Confira o que separei logo abaixo!

O fósforo é um dos minerais essenciais para o corpo humano e de fácil absorção no organismo de forma geral. Ele é encontrado em diversos alimentos e para te ajudar a saber mais sobre esse nutriente tão importante para sua saúde.

Olá, eu sou a Danielle e sou redatora do blog Villa da Saúde! Hoje vou te contar para que serve o fósforo, esse nutriente tão importante para a manutenção do corpo humano e que deve estar presente na nossa alimentação diária. Você saberá em quais alimentos encontrá-los com maior frequência e quais são os incríveis benefícios desse mineral! Posso adiantar que é bastante raro encontrar indivíduos que tenham algum tipo de deficiência de fósforo no organismo e que mantendo uma dieta equilibrada é bastante fácil conseguir atingir os níveis adequados dele no corpo.

Quais alimentos são ricos em fósforo?

para que serve o fósforo

Para que serve o fósforo? Descubra seus benefícios!

A maioria dos alimentos contém alguma porcentagem de fósforo em suas composições, porém, há aqueles que são mais ricos no mineral e que devem ser consumido com mais frequência para evitar que haja deficiência dele no organismo. Vou citar os principais, são eles:

  • Sementes: A maioria das sementes são ricas em fósforo, em especial as sementes de girassol, que tem um índice alto do nutriente.
  • Frutos do mar: Muitos frutos do mar são ricos em fósforo, como os peixes em geral e especialmente as sardinhas.
  • Laticínios: Por fim, os alimentos derivados do leite também são ricos em fósforo, como queijos, por exemplo. O leite puro também é uma excelente opção para essa finalidade.

Para que serve o fósforo? Descubra seus benefícios!

Agora que você já sabe onde encontrar boas fontes do mineral, vou te contar para que serve o fósforo para a saúde de forma geral. Confira abaixo seus principais benefícios!

O fósforo é importante para a força

Pessoas com baixos índices de fósforo no sangue costumam sofrer com fraquezas, fadigas e cansaço extremo. O nutriente é essencial para trazer mais força e manter o equilíbrio do corpo de forma geral. Por isso, para quem sofre com indisposição que não melhora com o passar do tempo, precisa realizar exames e verificar a possibilidade de utilizar suplementação de fósforo segundo a recomendação médica.

O fósforo ajuda a criar músculos

O fósforo é importante para ajudar o corpo a realizar a famosa síntese proteica, que é uma reação química essencial para a boa formação dos músculos e de massa magra de forma geral. Além disso, o nutriente ajuda o organismo a utilizar as gorduras acumuladas como energia, fazendo com que ele seja um dos responsáveis pelo emagrecimento.

Dicas Extras

O fósforo é também importante para a digestão e para o bom funcionamento do cérebro. Por isso, não deixe de manter uma dieta equilibrada para que nutrientes essenciais não fiquem em déficit.

Gostou do post “Descubra para que serve o fósforo, esse mineral essencial!” ?, separei mais um artigo incrível para você continuar sua leitura:

Confira os benefícios do Noni com suco de uva! Clique aqui e confira!

Até a próxima!

 

Sobre o autor | Website

Sou médica com pós-graduação em Nutrologia . Realiza atendimento clínico na área nutricional com ênfase em programas alimentares destinados à educação nutricional em todas as fases da vida e orientação nutricional para atletas, pessoas com doenças metabólicas e interessados em obter uma vida saudável.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.