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Exercícios Dra Danielle Vila

O que comer antes e depois de correr – esclarecimentos!

Saber o que comer antes e depois de correr é muito importante. Pois a corrida é um exercício que demanda muita energia do nosso corpo. E por isso um dos esportes que mais queima calorias e é um dos queridinhos desta coach que vos fala. Se você deseja saber o que comer antes e depois de correr, continue lendo este artigo.

Olá meninas e meninos, eu sou a Danielle, coach de emagrecimento e hoje eu vou dar algumas dicas para esclarecer o que precisamos comer antes e depois de correr. Vamos lá?

O que comer antes e depois de correr

 o que comer antes e depois de correr

O que comer antes e depois de correr

Bem, primeiramente eu preciso avisar que essas dicas são direcionadas ao conhecimento geral de como o corpo se comporta antes e depois da corrida. E, portanto, é fundamental consultar um nutricionista e seu médico para saber qualquer condição particular do seu próprio organismo.

Dito isso, vamos às dicas.

Como o corpo armazena energia

Os carboidratos são a principal fonte de energia imediata do nosso organismo, eles são armazenados dentro dos músculos, na forma de glicogênio muscular. Porém isso não quer dizer que você deve se entupir de carbo antes de uma corrida, muito menos de qualquer tipo de carboidrato. Existe uma grande diferença entre carboidratos simples e complexos, que você pode conhecer melhor clicando neste artigo: Diferença entre carboidratos simples e complexos, mas para este artigo basta dizer que para quem deseja emagrecer e melhorar a saúde, deve ingerir carboidratos complexos. Que dão energia, aumentam as reservas de glicogênio e têm um índice glicêmico mais baixo, não causando picos de glicemia no sangue.

Sugestões de cardápios – antes da corrida

Uma coisa bem importante de salientar é que cada organismo reage de uma maneira a certos tipos de carboidratos, sendo alguns um pouco indigestos, ou até mesmo ressecarem o intestino, dentre outras reações, por isso é muito importante você conhecer o seu corpo e saber o que te faz mal e o que te faz bem. Aí então você pode apostar só naquilo que funciona para você.

Pequenos lanches

Essas sugestões são para aquelas pessoas que correm à tarde ou pela noite. E que não precisam comer muito para se sentirem bem.

  • Barrinhas de cereal – Apesar de essas barrinhas não serem a melhor opção, elas têm bastante carboidrato e podem fornecer energia suficiente para quem não gosta muito de frutas e também tem a rotina corrida. (evite as barrinhas diet que têm menor teor de carboidratos);
  • Banana com aveia – Essa é uma das melhores opções, pois mistura os carboidratos complexos da banana, com a aveia que também tem proteínas e faz muito bem para os músculos.

Lanches médios

  • Torradas com pasta de amendoim e/ou geleia natural;
  • Pão de forma integral com cream cheese;
  • Vitamina de banana;
  • Quiche de batata doce com peito frango.

Quanto tempo antes da corrida devo comer?

Ir correr, ou praticar algum exercício físico que demande um pouco mais de esforço do nosso corpo, com o estômago vazio, com certeza não é recomendável. Ao mesmo tempo que comer e logo praticar atividades físicas, não faz bem. Sua avó com certeza te dizia isso, não faz esforço depois de comer menina! Confie nela, é verdade. Sendo assim, você deve deixar um espaço entre seu lanche e a corrida de no mínimo meia hora. Caso você consiga pode aumentar esse espaço até uma hora, nada que te cause desconforto. Você vai ter que descobrir como seu corpo se comporta quanto a isso também.

Regrinha básica dos carboidratos e o tempo de digestão

Se você irá comer entre uma e meia hora antes de correr, opte pela ingestão de frutas, vitaminas e torradas, pois elas têm o tempo de digestão menor.

Caso vá almoçar, comer grãos como arroz integral, batata entre outros, dê mais tempo entre a comida e a corrida. Pois esses alimentos são mais pesados e demoram um pouquinho mais para serem digeridos.

Hidrate-se!

É muito importante beber água antes, durante e depois da.

A água serve para regular a temperatura do corpo, age como agente de expulsão de toxinas, lubrifica as articulações e garante seu bem-estar durante a prática do exercício. Se a sua corrida for mais longa, ou muito intensa, você pode tomar também água de coco, que é um repositor hidroeletrolítico natural.

O que comer depois de correr

Dadas as considerações sobre o que comer antes de correr, vamos ao que devemos comer depois da corrida. Após correr, o quanto antes você puder comer, melhor. Explico. Quando corremos aumentamos nosso metabolismo e nosso corpo entra em modo “combustão de calorias” (uma hipérbole para queima de calorias). Ou seja, nosso corpo queima todas as fontes de energia para continuar funcionando normalmente. Caso não reponhamos a energia, comendo, nosso corpo pode queimar massa magra. E essa não é a intenção né amigos! É interessante ingerir uma quantidade de carboidratos associados à proteínas. Pois essa combinação auxilia na reposição de energia e na recuperação muscular.

Alimentos que não devem ser ingeridos antes de correr

  • Alimentos com muito açúcar ou sal
  • Alimentos com muita gordura
  • Industrializados
  • Álcool

Dica sobre o que comer antes e depois de correr

A banana é um dos melhores alimentos para comer antes e depois da corrida. Pois sua grande quantidade de potássio auxilia na energia e recuperação muscular, ajudando ainda a evitar cãibras.

E aí? Gostou de saber um pouquinho mais sobre o que comer antes e depois de correr? Deixe seu comentário abaixo!

Sobre o autor | Website

Sou médica com pós-graduação em Nutrologia . Realiza atendimento clínico na área nutricional com ênfase em programas alimentares destinados à educação nutricional em todas as fases da vida e orientação nutricional para atletas, pessoas com doenças metabólicas e interessados em obter uma vida saudável.

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