Saúde Dra Danielle Vila

O que as grávidas não podem comer – vem ver mamãe!

O que as Grávidas não podem Comer? É uma pergunta muito importante de se fazer neste momento tão especial na vida de uma mulher. Durante a gestação as mulheres necessitam tomar cuidados específicos para ter mais chances de manter sua saúde intacta e auxiliar no desenvolvimento do seu bebê. Diante disso, pode-se encontrar uma extensa lista com alimentos que são proibidos durante os noves meses de gestação, ou que devem ser consumidos a partir de quantidades pequenas – conforme o que o seu obstetra passa a definir.

O que as Grávidas não podem Comer

O que as grávidas não podem comer

Algumas pessoas confundem as informações sobre o que as grávidas não podem comer e com isso, colocam a gestação em risco. Neste sentido, se torna ideal prestar atenção aos padrões estipulados às grávidas, para que a sua saúde e a do bebê não sejam prejudicadas por complicações atribuídas à alimentação.

Quer saber o que as grávidas não podem comer? Confira.

Ocorre que durante a gestação a mulher precisa evitar algumas substâncias que tendem causar a má formação do bebê, prejudicando o seu desenvolvimento e, até mesmo, tendo a chance de colocar sua vida risco (existem alguns alimentos que podem estimular o aborto, por isso será fundamental evitá-los na gravidez).

Segundo os médicos, alguns alimentos substâncias prejudiciais a saúde, como é o caso da Salmonella e Toxoplasma Ghondi, que podem causar a gastroenterite e problemas de formação no bebê, respectivamente. Assim, antes de promover riscos a criança e até mesmo desenvolver complicações em sua própria saúde, é fundamental que as grávidas se mantenham atentas aos alimentos “proibidos”.

Os alimentos que devem ser evitados por Grávidas

Entre os alimentos que as grávidas não podem comer, sem dúvidas, destaca-se os alimentos crus. Por estarem crus, existe a grande chance da gestante contrair contaminações aleatórias, principalmente ao falar em carnes (tanto crua, como a mal passada ou defumada), pois podem transmitir a bactéria da salmonela ou mesmo o parasita da toxoplasmose – causando grandes problemas na gestação.

Além disso, pode ser necessário evitar os alimentos que são light ou diet devido a presença de adoçantes artificiais, pois alguns tendem expor seu bebê ao ácido aspártico, fenilalanina e metanol. Mas entenda que esse tipo de alimento pode ser consumido se o médico responsável por acompanhar a gestação considerar necessário, sem promover riscos para a saúde da gestante e claro, do seu bebê.

Na lista de alimentos proibidos ainda pode-se encontrar as bebidas alcoólicas, a qual são capazes de promover um atraso no crescimento e desenvolvimento do bebê. As bebidas com álcool não devem ser consumidas em nenhum momento da gestação, portanto não considere histórias de mulheres que consumiram um tipo de bebida específico durante os primeiros meses, pois pode ser prejudicial.

Evite também os alimentos embutidos, conservados no sal ou com quantidades amplas de açúcar, pois podem fazer o feto engordar além do normal e inclusive, desenvolver doenças aleatórias – como seria o caso da diabetes e muitas outras.

É importante que durante a gestação a mulher possa ter o acompanhamento de um obstetra, além de nutricionistas especializados, evitando os possíveis riscos e para saber exatamente o que as grávidas não podem comer.

Sobre o autor | Website

Sou médica com pós-graduação em Nutrologia . Realiza atendimento clínico na área nutricional com ênfase em programas alimentares destinados à educação nutricional em todas as fases da vida e orientação nutricional para atletas, pessoas com doenças metabólicas e interessados em obter uma vida saudável.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.