Alimentos Dra Danielle Vila

O Consumo Excessivo de sódio e as Consequências para a Saúde

O consumo excessivo de sódio pode trazer consequências catastróficas para a saúde. E o sódio está presente em mais alimentos do que você pode imaginar, confira!

Pesquisas demonstram que o sódio se classifica como um dos maiores vilões quando o assunto é prejuízos à saúde, da mesma forma que o açúcar e a gordura. O sódio é um metal alcalino que constitui aproximadamente 40% do sal de cozinha, ou seja, 1 g de sal de cozinha contém o equivalente a 0,4 g de sódio.

Consumo Excessivo de sódio – Consequências

Consumo Excessivo de sódio

Para os seres humanos, é recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) a  ingestão de 5g de sódio, equivalente a 1,2g de sal para atingir as necessidades nutricionais diárias, podendo chegar, no máximo, a 5g de sal (cloreto de sódio-NaCl), o que equivale a 2g/dia de sódio. Exagerar na quantidade de sódio nos alimentos é mais fácil e imperceptível do que se pensa, uma vez que, a fonte principal de sódio é o sal de cozinha.

Consumo excessivo de sódio pelos brasileiros

Os brasileiros consomem mais que o dobro desta quantidade estabelecida. Esse consumo excessivo de sal está diretamente relacionado ao desenvolvimento de doenças como hipertensão arterial, doenças cardiovasculares e renais, entre outras, que estão entre as principais causas de internamentos e mortes no Brasil e no mundo. O sódio já é um ingrediente natural dos alimentos, mas a parte em excesso, principalmente sal de cozinha, é adicionada pelos consumidores e produtores, durante a preparação, consumo e fabricação dos alimentos.

O sal

A cada nove gramas de sal consumidas, o organismo retém cerca de um litro de água. Quando esse sódio é consumido em excesso, o sistema cardiovascular fica sobrecarregado, o que dificulta a eliminação deste, causando sua retenção. Esse depósito leva à contração dos vasos sanguíneos, na tentativa do organismo manter o equilíbrio, o que desencadeia o aumento da força exercida pelo coração para que o sangue passe por esses vasos agora contraídos, ou seja, o aumento da pressão arterial. O sistema vascular e o cardíaco são os mais prejudicados com o excesso de sódio no copo, podendo comprometer ainda o sistema renal.

Sintomas do consumo excessivo de sódio

Os sintomas do consumo excessivo de sal no organismo são: inchaço nas pernas, mãos e tornozelos, falta de ar, dores ao andar, pressão sanguínea elevada e retenção urinária.

Dessa forma, vê-se que o sal é primordial para funcionamento ideal do corpo humano, no entanto não é necessário o seu excesso no preparo dos alimentos. O sal presente nos alimentos naturais está em quantidades próximas ao adequado para o organismo. O sal possui vital importância, se apresentando como um insubstituível conservante alimentar. Porém na atualidade, é necessário a redução nas quantidades dessa substância, para uma melhor qualidade de vida da população.

Estudos mostram que uma pequena diminuição de uso de sal por parte da população ocasionaria não só a uma melhora no quadro de saúde, como também a redução nas despesas com tratamento de doenças, principalmente, em países industrializados.

Alimentos campeões em teor de sódio

Os alimentos considerados campeões em alto teor de sódio são: o queijo parmesão ralado, o macarrão instantâneo, os embutidos, pós para refresco, gelatinas e o biscoito de polvilho. Além dos alimentos diet e light que podem possuir quantidades bem maiores de sódio que os alimentos convencionais.

Diante o citado, observa-se que alimentos ingeridos no cotidiano das pessoas possuem uma grande quantidade de sódio, principalmente na forma de sal de cozinha. Apesar de sua importância para o metabolismo humano, o excesso desse sal tem efeitos muito danosos ao organismo.

Sobre o autor | Website

Sou médica com pós-graduação em Nutrologia . Realiza atendimento clínico na área nutricional com ênfase em programas alimentares destinados à educação nutricional em todas as fases da vida e orientação nutricional para atletas, pessoas com doenças metabólicas e interessados em obter uma vida saudável.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.