Exercícios Dra Danielle Vila

10 Mudanças que ocorrem em seu corpo se você caminhar

Você já ouviu a famosa frase de Hipócrates: “Andar é o melhor remédio para o homem”? Podemos ir além, dizendo que isso, combinado com uma boa noite de sono e uma dieta saudável, pode ajudá-lo a evitar visitas frequentes ao médico. Com apenas 15 ou 30 minutos percorridos todos os dias, você melhora drasticamente não apenas sua aparência física, mas também sua saúde.

O velho hábito de caminhar é uma prática que pode beneficiar significativamente todo o corpo e mente. É grátis, fácil e requer muito pouco esforço.

Criamos uma lista com os principais benefícios que uma caminhada diária pode trazer e queremos compartilhá-la com você.

Benefícios de caminhar todos os dias

caminhar

1. Alterações positivas no seu cérebro

Estudos revelam que exercícios de baixo impacto, como caminhar, prevenir a demência precoce, reduzir o risco de doença de Alzheimer e melhorar sua saúde mental em termos gerais. Sem mencionar que eles também reduzem o estresse mental e causam um nível mais altos de endorfinas.

2. Visão aprimorada

Embora pareça que os olhos não têm conexão com as pernas, na verdade, caminhar também beneficia sua saúde visual. Pode até ajudá-lo a  combater o glaucoma, dissipando a pressão em seus olhos.

3. Previne doenças cardíacas

De acordo com a American Heart Association, andar não é menos eficaz do que correr quando se trata de  prevenir doenças relacionadas ao coração ou derrames. Esta atividade ajuda a evitar problemas cardíacos, diminuindo a pressão arterial e os níveis de colesterol, bem como melhorando a circulação sanguínea.

4. Aumentar a capacidade pulmonar

Andar a pé é um exercício aeróbico que aumenta o fluxo de oxigênio na corrente sanguínea e ajuda a fortalecer os pulmões, além de eliminar toxinas e resíduos. Se você puder respirar melhor e profundamente, você também pode ajudar a aliviar alguns sintomas relacionados a doenças pulmonares.

5. Efeitos benéficos no pâncreas

Pode ser difícil de acreditar, mas caminhar é uma medida muito mais eficaz do que correr com relação à prevenção do diabetes. Este estudo mostra que um grupo de “caminhantes” conseguiu mostrar melhorias na tolerância à glicose (ou seja, que ambos presentes no sangue, absorvidos pelas células) quase 6 vezes maior do que o de um grupo de “corredores” durante um período experimental de 6 meses.

6. Melhora a digestão

30 minutos de caminhada todos os dias podem não só diminuir o risco de câncer de cólon no futuro, mas também melhorar nossa digestão e prevenir a constipação, ajudando a regular nossos movimentos intestinais.

7. Tonifica os músculos

Tonificar os músculos e perder peso (em caso de excesso de peso) também pode ser alcançado andando. A prática de caminhar 10 mil passos por dia pode ser contada como uma rotina completa em uma academia, especialmente se você adicionar alguns intervalos ou caminhadas inclinadas. Além disso, é de baixo impacto e não precisa de tempo de recuperação, o que significa que você provavelmente não tem nenhuma dor muscular, muito menos arrependimento por perder a rotina de exercícios no dia seguinte devido à dor nos músculos.

8. Fortalecimento dos ossos e articulações

Andar a pé pode proporcionar ainda mais mobilidade nas articulações, evita a perda de massa óssea e também reduz o risco de fraturas. A Fundação Arthritis recomenda caminhar pelo menos 30 minutos por dia em uma base regular para reduzir a dor nas articulações, bem como a rigidez muscular e inflamação.

9. Alívio da dor nas costas

Caminhar pode se tornar um verdadeiro salva-vidas para aqueles que experimentam dores nas costas quando realizam exercícios de alto impacto que geralmente exigem mais esforço. Como é uma atividade de baixo impacto, não pode causar mais desconforto do que causaria a execução ou prática de HIT (treinamento de alta intensidade em intervalos). Caminhar ajuda a melhorar a circulação sanguínea entre a estrutura da coluna vertebral e melhora a postura e flexibilidade, o que é vital para uma coluna saudável.

10. Uma mente mais calma

Se caminhar melhora os sintomas de depressão em pacientes com transtornos depressivos maiores, imagine como é fácil nos ajudar a lidar com a fadiga ou o tédio. E um passeio feliz com um amigo ou um ente querido irá multiplicar o efeito de felicidade e melhorar o seu humor!

Nós gostaríamos de saber se você já tentou substituir a ida na academia por uma caminhada. Diga-nos nos comentários se isso funcionou de uma forma positiva para você ou não.

Sobre o autor | Website

Sou médica com pós-graduação em Nutrologia . Realiza atendimento clínico na área nutricional com ênfase em programas alimentares destinados à educação nutricional em todas as fases da vida e orientação nutricional para atletas, pessoas com doenças metabólicas e interessados em obter uma vida saudável.

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