Saúde Dra Danielle Vila

Fibras solúveis e insolúveis – Qual a diferença? Descubra!

As Fibras solúveis e insolúveis são essenciais para o bom funcionamento do organismo e têm um papel fundamental para melhorar nossa digestão, todo nosso sistema intestinal e até mesmo melhorar dores de estômago. Ter uma ingestão diária de fibras é obrigatório para qualquer pessoa, desde que ela seja aliada de muita água para que possam ser dissolvidas com eficácia pelo corpo. Mas muito se ouve falar sobre as fibras solúveis e insolúveis. Você sabe a diferença entre elas? Se não souber, continue lendo este artigo porque eu vou te contar! Confira!

Olá, eu sou a Danielle a e sou redatora do blog. Hoje vou contar um pouco mais sobre a diferença entre as fibras solúveis e as insolúveis. Muito comentadas em redes sociais e blogs, as fibras são essenciais para nosso corpo, como eu disse logo acima.
Mas cada tipo de fibra tem uma função específica e são elas que fazem com que sejam diferentes. Embora tanto as fibras solúveis quanto a insolúveis sejam importantes para manter nossa saúde em dia, elas têm papeis bem distintos. E é isso que irei contar no artigo de hoje: você descobrirá quais são essas diferenças e em que momento cada uma merece mais destaque na sua dieta.

Mas onde eu encontro fibras solúveis e insolúveis?

Fibras solúveis e insolúveis

Para quem ainda tem dificuldades para encontrar alimentos ricos em fibras, separei alguns onde é possível encontrar as solúveis e também as insolúveis. Confira logo abaixo:

  • Fibras solúveis: Os principais alimentos onde você poderá encontrar fibras solúveis são os flocos, como aveia e cevada, as cascas de frutas, não importa quais, e leguminosas como feijão e ervilha. O feijão é um dos que mais apresentam fibras solúveis e é bem comum no dia-a-dia, o que é excelente para cumprir esse papel.
  • Fibras insolúveis: Já para quem deseja encontrar fontes de fibras insolúveis, os principais alimentos são as verduras escuras, como espinafre, farelo de trigo, cereais e grãos integrais, que são fáceis de serem vistos em qualquer supermercado.

Fibras solúveis e insolúveis – qual o papel de cada uma delas?

Agora que você já sabe onde encontrar as fibras solúveis e insolúveis, vamos explicar finalmente qual o papel de cada uma delas. Anote ai:

As fibras solúveis – seu papel no organismo

As fibras solúveis têm um papel muito específico no organismo que é de controlar o colesterol ruim e os níveis de glicose no sangue. Isso porque elas são, como o próprio nome indica, solúveis em água, se transformando em gel quando chegam no estômago, que faz com que a absorção de glicose seja menor.

As fibras insolúveis – seu papel no organismo

Já as fibras insolúveis não se transformam neste gel e chegam ao estômago da maneira que foram consumidas e isso ajuda no controle das fezes, deixando-as mais densas e melhorando a digestão.

Dicas Extras

Ambos os tipos de fibras são importantes para o organismo, por isso, a dica é optar por alimentos que contenham tanto as fibras insolúveis quanto as solúveis, para ter uma melhora geral da saúde.

E se você gostou deste artigo, não deixe de vir aqui no blog  todos os dias. Temos sempre novidades sobre saúde e alimentação. Até a próxima!

Sobre o autor | Website

Sou médica com pós-graduação em Nutrologia . Realiza atendimento clínico na área nutricional com ênfase em programas alimentares destinados à educação nutricional em todas as fases da vida e orientação nutricional para atletas, pessoas com doenças metabólicas e interessados em obter uma vida saudável.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.