Coaching de Emagrecimento Dra Danielle Vila

Cozinha vazia engorda!

Veja a seguir o artigo cozinha vazia engorda e descubra o motivo:

A cozinha é um dos lugares mais tentadores de uma casa ou apartamento, pois é justamente neste cômodo que ficam armazenados e/ou são preparados a comida. Mesmo que você não sinta vontade de comer nada neste momento acabará indo em poucos instantes até ela só para tomar um copo da água.

Quando você começa a seguir alguma dieta, o desejo “tentador” de ir à cozinha passa a ser maior, já que o seu organismo sempre lhe sugestiona comer “alguma coisinha”. E o que dizer da geladeira?

A noite então ela é quem mais chama a atenção na cozinha, pois de alguma forma remete a ideia de “comida boa e pronta para ser consumida”. Agrega-se a isto o fato comum de muitas pessoas abrirem a geladeira para… pensar! Este também é um motivo do porque cozinha vazia engorda.

Quando ao final de sua breve reflexão você constata que não tem a sua frente muitas opções saborosas disponíveis, o que sente? Pois bem, é sobre este problema que quero compartilhar no artigo de hoje.

Cozinha vazia engorda e é sinônimo de ansiedade

Cozinha vazia engorda?

Se em algum momento do dia ou mesmo da noite você sente aquela fome leve que, aos poucos vai se tornando constante até aumentar e vai em busca de alguma comida na cozinha e não encontra nada pronto ou “interessante” poderá, inicialmente se sentir frustrado e com o passar dos minutos começará a ficar impaciente.

E quais são as consequências geradas por esse desencontro? Algumas delas são as seguintes:

  • Frustração;
  • Impaciência;
  • Mau humor;
  • Ansiedade;
  • Falta de concentração.

Todavia, quando não se encontra “aquele” pedaço de bolo ou os seus biscoitinhos amanteigados favoritos é provável que os tente substituir pelo que encontrar pronto como alguma sobra do almoço.

Dependendo do horário, tal alternativa pode se tornar “pesada”, já que o seu organismo espera algo mais leve e nutritivo. Se isso resolvesse, tudo bem, mas pode acabar desencadeando no seguinte problema…

O mal disfarçado

Um dos problemas que pode se desencadear aí é a compensação gerada quando estiver em frente à uma comida saborosa. E quanto mais tempo você ficar sem se alimentar, pior será essa compensação, pois poderá comer facilmente com exagero.

E caso isso aconteça você simplesmente jogará a sua dieta fora… Mas para evitar problemas como esse – e que conheço muito bem – é só ler atentamente as dicas que separei a seguir.

Dicas para evitar que sua cozinha fique vazia

Quem nunca enfrentou o problema da cozinha vazia quando sentiu fome? Creio que a grande maioria das pessoas – inclusive eu – e por isso mesmo nada melhor do que compartilhar contigo as minhas dicas que testei e deram certo. Acredito que se você testar também poderá ter sucesso. Confira!

1 – Invista nas frutas

Deixe sempre uma boa reserva de frutas, principalmente aquelas que são fáceis de serem consumidas como, por exemplo, a banana, o morango e o mamão. Frutas que exigem cortes como o abacaxi é melhor deixar uma parte dele previamente cortado em rodelas para facilitar.

Desta forma, quando precisar comer alguma coisa e não encontrar, é só comer frutas que além de saciarem a sua fome, não prejudicarão a sua dieta e ainda lhe fornecerá todos os nutrientes importantes para o seu organismo.

2 – Saladas

As saladas são ótimos alimentos coringas, pois exercem a mesma finalidade das frutas: saciam a fome e fornecem nutrientes importantes. Quanto mais variada for a salada de vegetais melhor, e a salada de frutas não deve sofrer acréscimo de açúcares ou leite condensado comum. Quanto a este último quesito prefira as opções light que são menos calóricas, certo?

3 – Sopas leves

Quando fizer as compras da semana ou do mês aproveite e acrescente no carrinho verduras e legumes de sua preferência para o preparo de sopas. Você pode (e recomendo) que as prepare em uma boa quantidade e as armazene bem para serem congeladas, assim quando precisar é só retira-las do congelador e esquenta-las para saciar a fome.

4 – Aposte nos líquidos (também!)

Os líquidos, de modo geral, auxiliam na hidratação do corpo e no controle de ansiedade. Sucos, chás e vitaminas são ótimas opções para se recorrer na hora da fome. Conte sempre com eles.

5 – O segredo é armazenar

Sim, o segredo da boa dieta “caseira” é sempre ter preparado um prato ou porção “coringa” de fácil consumo, ou seja, que só precise abrir, misturar ou esquentar. E quando ele está de acordo com a sua dieta não sentirá culpa por consumi-lo.

Procure ingerir bastante água, pois ela, como disse há pouco – auxilia no controle da ansiedade, a qual é responsável pela compulsão alimentar.

Se você seguir as dicas que lhe apresentei neste artigo não enfrentará mais dificuldades e, portanto, manterá a sua dieta, uma vez que evitará a tentação de pedir uma pizza ou hambúrguer pelo sistema delivery, certo? Por isso cozinha vazia engorda.

Aproveite e compartilhe o post com os seus amigos.

 

Sobre o autor | Website

Sou médica com pós-graduação em Nutrologia . Realiza atendimento clínico na área nutricional com ênfase em programas alimentares destinados à educação nutricional em todas as fases da vida e orientação nutricional para atletas, pessoas com doenças metabólicas e interessados em obter uma vida saudável.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.