Exercícios Dra Danielle Vila

Como melhorar a sua resistência física? Confira super dicas!

Neste artigo, o meu foco é compartilhar contigo dicas para melhorar a sua resistência física independente se você é um atleta ou não, uma vez que ela é importante e necessária para o desenvolvimento de atividades comuns diárias. Cá para nós, ninguém merece ficar sem fôlego!

Quando se fala em resistência física, o que logo lhe vem à mente? Crossfit? MMA? Ou qualquer outro tipo de modalidade esportiva de alta performance? Penso que falar sobre este assunto em esportes que o possuem como requisito básico seja redundante.

O que fazer para melhorar a sua resistência física?

melhorar a sua resistência física

Comece pela alimentação

A alimentação é a base de tudo, se você come bem, ou seja, ingere alimentos nutritivos terá maior saúde e disposição, mas se faz o contrário comprometerá o seu desempenho diário até nas tarefas mais simples.

Para melhorar a sua resistência física aposte em alimentos, cujos ingredientes possuem hidratos de carbono e proteínas. Aposte em frutas, vegetais, grãos, carne, peixes e ovos. Evite grandes quantidades de carboidratos e se hidrate constantemente.

Preze a qualidade do seu sono

Dormir bem é essencial para ter maior disposição diária, uma vez que o sono tem como função reparar o organismo após um período de atividades. O recomendável é que tenha uma noite de descanso entre 7 e 8 horas.

Adote um estilo de vida saudável

Basicamente, o estilo de vida saudável é caraterizado pela ausência de elementos prejudiciais ao corpo como, por exemplo, nicotina, bebidas alcoólicas, açúcares, excesso de carboidratos e alimentos gordurosos.

Seja disciplinado

A disciplina é fundamental para quem deseja alcançar rápido os resultados. A disciplina no processo de se aumentar a resistência física nada mais é do que o treinamento constante focado. Quanto mais disciplinado você for, mais resistente (ou forte) se tornará.

Pratique Yoga e/ou Pilates

Tanto um, quanto o outro é excelente para o desenvolvimento e aumento da resistência física corporal, uma vez que se trabalha a postura, a concentração e a respiração.

Faça natação

Considerado por muitos especialistas e médicos como o esporte mais completo, a natação é fundamental para quem deseja aumentar a resistência física. Semelhante a Yoga e o Pilates, trabalha constantemente a respiração. Além disso, a natação lhe propicia mais elasticidade muscular.

Corridas alternadas com caminhadas

Praticar corrida junto com caminhada é outra excelente alternativa que beneficia quem quer ter mais resistência física. Se você não tem esse hábito esportivo é recomendável que comece devagar e, aos poucos, aumente a sua intensidade.

Se preferir (e recomendo) conte com o auxílio de um personal trainer que possa avaliar o seu desempenho e criar desafios adequados ao seu desempenho. A corrida é uma das atividades aeróbicas mais tradicionais e que propicia ótimos resultados nos seus praticantes.

São trabalhados nesta modalidade a circulação sanguínea, o estímulo a atividade pulmonar e a oxigenação.

Difícil ganhar resistência e fácil perde-la: Qual é o dilema?

Uma das perguntas mais realizadas pelas pessoas é justamente a questão que envolve a dificuldade em se ganhar resistência física, ao passo que é fácil perde-la. A resposta é muito simples: o nosso organismo possui grande capacidade de adaptação.

Para aumentar e manter a resistência é necessário oferecer constantemente ao organismo sobrecargas, pois se deixar de fazer, o organismo “relaxa” e volta a ser sem condicionamento.

Ainda que o processo seja um pouco trabalhoso, vale a pena investir. O que acha?

Sobre o autor | Website

Sou médica com pós-graduação em Nutrologia . Realiza atendimento clínico na área nutricional com ênfase em programas alimentares destinados à educação nutricional em todas as fases da vida e orientação nutricional para atletas, pessoas com doenças metabólicas e interessados em obter uma vida saudável.

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