Emagrecimento Dra Danielle Vila

Chicória – benefícios para a saúde e emagrecimento!

A chicória é uma planta que possui uso culinário e também medicinal. É da família dos vegetais hortaliças e possui um valor nutricional altíssimo.

Olá meninas e meninos, eu sou a Danielle Vila e hoje eu vou falar um pouquinho sobre a chicória. Esta hortaliça que vem ganhando a atenção de nutricionistas, atletas e estudiosos do mundo fitness. Se você deseja conhecer um pouco mais sobre a chicória e seus benefícios para a saúde e o emagrecimento, continue lendo este artigo até o final. Vamos lá?

Conhecendo a chicória

Chicória

A chicória é uma hortaliça da família verde escura, já ouviu aquele ditado, quanto mais verde escuro melhor? Pois é verdade, esses vegetais verde escuros possuem muitos nutrientes que são essenciais para a nossa saúde. A chicória possui antioxidantes, o betacaroteno e flavonoides; vitamina A, C, D, K e vitaminas do complexo B; Minerais como o cálcio, fósforo, ferro e o potássio; também possui fibras, como a inulina e o melhor ela inda apresenta apenas 23 calorias a cada 100 gramas ingeridas.

Principais Benefícios da chicória

A chicória é capaz de nos oferecer muitos nutrientes essenciais, é um alimento que vale muito a pena acrescentar na dieta. E também é bom variar um pouco dos vegetais que estamos acostumados, como a couve, a alface e o espinafre. Dentre os principais benefícios da chicória os que se destacam são:

Faz bem para muitos órgãos importantes

A chicória faz muito bem para o fígado para os rins e para a vesícula biliar. Este vegetal possui uma propriedade protetora do fígado e da vesícula. Além de estimular o bom funcionamento destes. Como ela auxilia na desintoxicação do organismo e tem efeito anti-inflamatório e diurético a chicória estimula a produção de urina e ainda dá uma ‘folguinha’ para os rins que também passam a funcionar melhor. A ingestão da chicória ainda evita a formação de cálculos nestes três órgãos extremamente importantes.

Melhora o sistema digestivo

A inulina é um tipo de fibra solúvel encontrada em grande concentração na chicória. A inulina está presente em sua raiz e atua estimulando os movimentos peristálticos. Ela auxilia na digestão e na eliminação dos bolos fecais. A fibra ainda retarda um pouco a digestão, o que faz com que seu organismo absorva melhor os outros nutrientes contidos na chicória e em qualquer alimento que você consuma junto com ela. A ação da inulina não para por aí. Ela também ajuda a neutralizar a acidez do organismo além de estimular a secreção do suco gástrico, o que melhora sensivelmente a deglutição dos alimentos.

Melhora a pele, os cabelos e as unhas

A chicória é rica em betacaroteno, um antioxidante que previne o envelhecimento precoce e atua diretamente no fortalecimento das unhas, dos cabelos e das estruturas celulares da pele, evitando a famosa flacidez.

Possui antioxidantes

Como dito anteriormente, a chicória possui antioxidantes. Que agem combatendo os radicais livres aos quais estamos expostos todos os dias de nossa vida, seja no ar, nos alimentos, na água, nos produtos químicos, etc.

O betacaroteno é um antioxidante muito importante para a nossa saúde. Ele age diretamente na nossa saúde cardiovascular. Ele também é importante para o nosso sistema neurológico, atuando juntamente com os flavonóides presentes na chicória fazem desta essencial na nossa alimentação.

Auxilia no controle do diabetes e do colesterol

As fibras contidas na chicória ajudam a controlar os picos de açúcar no sangue, consequentemente reduzindo os picos de insulina sanguíneos. É isso que faz com que a chicória seja considerada um alimento de baixíssimo índice glicêmico e altamente recomendável para quem tem diabetes, seja do tipo 1 ou do tipo 2.  Ela também atua na redução dos triglicerídeos e do colesterol ruim, equilibrando ainda os níveis do colesterol bom.

Desta forma o consumo da chicória previne algumas doenças cardiovasculares como por exemplo a aterosclerose, o infarto e os AVC’s (acidente vascular cerebral).

Auxilia no emagrecimento

A cada 100 gramas de chicória consumidas, temos somente 23 calorias, o que faz com que a chicória seja um alimento com caloria negativa, explico. Alimentos com calorias negativas são aqueles que para fazer sua digestão nosso corpo utiliza mais energia do que eles contenham. Ou seja, nosso corpo gasta mais calorias para digerir a chicória do que as calorias que ela possui. As fibras presentes na chicória ainda melhoram a digestão, aumentam e prolongam a saciedade o que faz com que você demore mais a ficar com fome e que coma menos quando chegar a hora da alimentação.

A chicória também age como antioxidante eliminando líquidos e toxinas do corpo, o que dá aquela desinchada que nós sabemos que faz uma diferença danada na aparência principalmente da barriguinha.

Além disso, a chicória tem função anti-inflamatória o que faz muito bem para melhorar a aparência das celulites.

Faz bem para os Músculos e articulações

Aqui está um dos motivos de os atletas terem a chicória como queridinha no prato. Ela tem ação anti-inflamatória que age diretamente nos músculos. Para pratica muitos exercícios físicos e sofre com inflamações nos músculos e nas articulações, a chicória é uma excelente aliada, pois além de prevenir ela trata lesões desta natureza, sem atrapalhar a evolução do ganho de massa.  A chicória também faz muito bem para quem sofre de doenças inflamatórias relacionadas aos músculos e articulações.

Melhora o Sistema imunológico

A chicória possui ação antibacteriana e possui elementos fitoquímicos, que dão força ao sistema imunológico e aumentam a defesa do nosso organismo. Prevenindo doenças virais que nos acometem quando estamos coma imunidade baixa. Evitando gripes, infecções de garganta, candidíase, entre outras.

Outros benefícios da chicória

A chicória também tem sensação analgésica, antigripal e antiespasmódica. Age melhorando os sintomas da gripe e aliviando a tosse. Além disso ela é um vermífugo natural, trata de problemas estomacais, melhora diarreias e inflamações no fígado e no intestino. Ou seja, vale muito a pena adicionar a chicória na sua dieta regular.

Aviso importante

Mas atenção mamães, antes de consumirem a chicória conversem com seu médico. Pois, mesmo que não haja estudos confirmados sobre o assunto, estima-se que a chicória pode estimular a menstruação e causar abortos espontâneos. Por isso muito cuidado ao pensar em ingeri-la. O mesmo vale para quem tem algum histórico de alergias a calêndulas, margaridas ou qualquer outro tipo de alergia alimentar ou herbácea. Pois ao ingerir a chicória pode iniciar um processo de reação alérgica! Fique atento. No mais, sempre procure um médico antes de fazer uso de alguma alimentação especial!

Sobre o autor | Website

Sou médica com pós-graduação em Nutrologia . Realiza atendimento clínico na área nutricional com ênfase em programas alimentares destinados à educação nutricional em todas as fases da vida e orientação nutricional para atletas, pessoas com doenças metabólicas e interessados em obter uma vida saudável.

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