Alimentos Dra Danielle Vila

Benefícios do melão – sua saúde agradece o consumo desta fruta!

Podemos apontar muitos benefícios do melão para a nossa saúde. Os melões são frutas de baixa caloria e ao mesmo tempo são ricos em vitaminas e minerais essenciais. Eles contêm quase zero de gorduras e muitas fibras. Por isso são uma ótima opção para os lanches entre as refeições principais.

Olá meninas e meninos, eu sou a Danielle o e hoje eu vou contar os benefícios do melão para a saúde. Eu sou uma pessoa um pouco exótica no gosto para frutas. Apesar de o melão não figurar nas preferências populares. Ele está na minha lista de frutas favoritas. Amo seu sabor leve e refrescante! E sabendo de todos os benefícios do melão para nosso organismo. Fica praticamente impossível deixa-lo de fora da dieta. Confira!

Principais nutrientes dos melões

Benefícios do melão

Os melões são ricos em fibras, antioxidantes, vitaminas e minerais. Seguem abaixo as características de alguns dos principais nutrientes do melão.

Vitamina C

A vitamina C é um antioxidante que desempenha um papel importante no crescimento e manutenção de todos os tecidos do nosso corpo. Funciona na cicatrização de feridas e reparação das cartilagens, ossos e dentes. Adultos precisam receber 90 mg por dia de vitamina C. Uma dose de 1 xícara de melão fornece 65 mg de vitamina C.

Vitamina A

A vitamina A é importante para manter os dentes saudáveis, e também a pele, ossos e membranas mucosas. Ajuda o sistema da visão promovendo a saúde da retina. Insuficiência de vitamina A pode levar ao mau funcionamento do sistema imunológico. O melão é rico em vitamina A, com mais de 25 por cento da quantidade diária recomendada em uma porção de 1 xícara.

Potássio

O potássio é um mineral muito importante na manutenção da saúde do coração. Consumir quantidades adequadas de potássio em sua dieta pode diminuir a pressão arterial e reduzir o impacto de alimentos ricos em sódio. Adultos necessitam de 4700 mg de potássio por dia. O melão pode conter até 473 mg de potássio em uma dose de 1 xícara.

Benefícios do melão

  1. Prevenção ao câncer:

O alto teor de carotenóides presentes nos melões, pode prevenir o câncer, pois os antioxidantes, como este, nos protegem contra os radicais livres. Além de estudos apontarem que também pode reduzir o risco de câncer de pulmão. O consumo regular desta fruta é eficaz na prevenção ao câncer. Então incorporar melões em sua dieta pode evitar esta doença mortal.

  1. Benefícios do melão para a saúde do coração:

Um anticoagulante chamado adenosina está presente na composição do melão. A adenosina pode inibir a coagulação das células do sangue que são causa de AVC’s e doenças cardíacas. Melões suavizam o sangue no corpo devido à adenosina e ao alto teor de águacontido na fruta.

  1. Previne doenças renais:

Um dos benefícios do melão é sua propriedade diurética. O alto teor de água contido na fruta traz benefícios tanto à cura quanto à prevenção da doença renal. A combinação de melão e limão é eficaz também na melhora dos sintomas da gota. Assim, o consumo regular de melões todos os dias pela manhã ajuda na manutenção da saúde renal.

  1. Melhora a saúde digestiva:

    Se você tem problemas digestivos, você pode apostar na ingestão de melões. O alto teor de água e fibras é ótimo para melhorar o funcionamento do trato digestivo, enquanto o conteúdo mineral elimina a acidez que muitas vezes causa dificuldade na digestão, particularmente no estômago. Estas características do melão proporcionam um efeito calmante que ajuda a aliviar a azia.

  1. ótima fonte de energia:

A maioria dos melões contêm vitaminas B que são responsáveis ​​pela maior parte da produção de energia do nosso corpo. Vitaminas B são necessárias para processar os açúcares e carboidratos, transformando-os em energia. Assim, um dos benefícios do melão é poder te fornecer uma energia substancial.

  1. Emagrecimento:

Os melões são ideais para dietas voltadas para a perda de peso. Estas frutas são baixas em sódio e calorias, bem como são livres de gordura e colesterol. O alto teor de água pode mantê-la saciada por mais tempo. Enquanto a doçura natural ajuda a reduzir os desejos de alimentos açucarados e doces de alta caloria. Sendo um dos melhores benefícios do melão o emagrecimento.

Você pode consumir melões adoçados com mel e granola. Fica uma delícia. Há inúmeras maneiras de incorporar o melão na sua rotina e aproveitar ao máximo os benefícios do melão.

Deixe abaixo seus comentários sobre os benefícios do melão!

Sobre o autor | Website

Sou médica com pós-graduação em Nutrologia . Realiza atendimento clínico na área nutricional com ênfase em programas alimentares destinados à educação nutricional em todas as fases da vida e orientação nutricional para atletas, pessoas com doenças metabólicas e interessados em obter uma vida saudável.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.