Alimentos Dra Danielle Vila

Conheça os principais benefícios das amêndoas para a sua saúde!

As amêndoas são frutos da árvore amendoeira, que costumam ter sua época na primavera. Saborosas e muito versáteis, é possível acrescentá-las em diversas receitas, sejam elas doces ou salgadas, além de serem excelentes para consumo in natura. E no artigo de hoje, vou te contar os principais benefícios das amêndoas e qual a porção ideal para aproveitar cada um deles. Confira o que separei logo abaixo!

Olá, eu sou a Danielle e sou redatora do blog Villa da Saúde. Hoje, como disse lá em cima, vou te contar um pouco mais dos benefícios das amêndoas. Recentemente, esse fruto pequenino surgiu como assunto nos grandes portais de notícia, devido à uma pesquisa que relaciona a ingestão do fruto com a diminuição do aparecimento de doenças como diabetes, por exemplo. Mas os nutrientes presentes nas amêndoas vão muito além disso: há quem acredite que eles podem ser capazes de diminuir drasticamente o mau colesterol e até mesmo emagrecer, mesmo sendo bastante calórica. Vamos desvendar essas e outras crenças a respeito desse fruto tão gostoso e descobrir se realmente vale a pena seu consumo diário!

Mas quanto de amêndoas posso consumir por dia?

benefícios das amêndoas

Embora seja importante o consumo de amêndoas diariamente, é preciso ficar atento à quantidade, pois elas são bem calóricas e podem prejudicar a dieta de quem está tentando perder peso. Por isso, a dica é não ultrapassar as 30 gramas por dia, que equivale a no máximo 10 amêndoas. Na hora de preparar receitas como tortas ou mesmo substituindo o queijo ralado, como a maioria das pessoas têm feito, é necessário manter a atenção para não exagerar na dose. Sempre fique abaixo das 30 gramas, pois essa porção é ideal para aproveitar todos os benefícios e ainda garantir que não haverá excesso de ingestão calórica.

Benefícios das amêndoas para a saúde – quais são eles?

Agora, conheça os principais benefícios das amêndoas para a saúde. São eles:

As amêndoas podem diminuir o risco de infartos

Há inúmeros estudos que indicam a relação entre o consumo de amêndoas e uma diminuição do HDL no sangue, ou seja, o mau colesterol, que é um dos principais causadores de infarto no mundo todo. Com a diminuição do colesterol, o risco de doenças cardiovasculares cai pela metade, tornando a vida muito mais saudável e o organismo mais protegido. Lembrando que para ter esse benefícios, apenas 30 g do fruto por dia já é o suficiente.

As amêndoas previnem contra o câncer e te deixam mais bonito

O fruto é rico em antioxidantes, que são capazes de diminuir o risco de alguns tipos de câncer e ainda deixam a pele mais jovem, bonita e saudável, prevenindo o envelhecimento precoce das células, promovendo mais saúde tanto internamente quanto externamente. Tudo isso traz mais saúde de forma geral, que se reflete na beleza como um todo, inclusive melhorando o aspecto dos cabelos e unhas.

Dicas Extras

Comente aqui embaixo se você conhece alguma receita saudável com amêndoas! Garanto que é dá para inovar bastante com elas e manter uma saúde bem mais equilibrada. Até a próxima dica do blog Villa da Saúde!

Sobre o autor | Website

Sou médica com pós-graduação em Nutrologia . Realiza atendimento clínico na área nutricional com ênfase em programas alimentares destinados à educação nutricional em todas as fases da vida e orientação nutricional para atletas, pessoas com doenças metabólicas e interessados em obter uma vida saudável.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.