Alimentos Dra Danielle Vila

Benefícios da soja – A polêmica do famoso grão!

É bem provável que você já tenha ouvido falar dos incríveis benefícios da soja para a saúde. Considerada uma excelente substituta para a carne, especialmente por quem é vegetariano, a soja é rica em proteínas e em diversos outros nutrientes essenciais para o organismo. Mas, será mesmo que a soja é tão fundamental assim na nossa dieta diária? Essa foi a pergunta que eu quis responder para você, por isso, fui atrás de informações relevantes sobre o assunto.

Olá! Eu sou a Danielle, redatora do blog Villa da Saúde! E, neste artigo vim trazer algumas informações relevantes a respeito do que descobri sobre a soja. Você provavelmente já ouviu falar desse grão, que promete ser poderoso e tem rendido muito assunto nos últimos anos. Isso porque a soja é bastante utilizada como base de alimentos veganos, ou seja, que não possuem origem animal. Rica em proteínas, há quem acredite que ela seja uma ótima aliada para quem não come carne.

Mas, sem muitas delongas, vou responder a pergunta principal de forma bastante direta: sim, a soja é muito boa para a saúde e pode ser considerada fundamental, especialmente para quem sofre com algum tipo de deficiência de vitaminas e de proteínas. Independente se você é ou não vegetariano, a ingestão desse grão é benéfica e recomendada. Mas, os especialistas alertam: para quem não come carne, o ideal é ter uma dieta muito rica e só a soja não é o suficiente – é preciso legumes e verduras em geral.

Mas a soja não é rica em proteínas?

Benefícios da soja

Sim, a soja é muito rica em proteínas! Porém, as quantidades presentes podem não ser o suficiente no caso de vegetarianos e veganos. Por isso, a dica é sempre procurar um nutricionista em casos de alimentação especial e diferenciada. Mas, além de toda essa polêmica, é preciso deixar claro: benefícios na soja não faltam! É um alimento fundamental para quem quer manter a saúde em dia, já que ela é excelente para o organismo de forma geral. E neste artigo, eu separei 3 benefícios da soja, para que você entenda o porquê ela é ótima para ser incluída na sua dieta hoje mesmo!

Preparados? Vamos aos benefícios da soja!

Pegue seu papel e caneta e anote os principais benefícios da soja! Quando for ao supermercado, lembre de cada um deles! Vamos lá.

Excelente para o coração

A soja é um excelente alimento para reduzir o mau colesterol, que nós sabemos que é extremamente prejudicial à saúde do coração. Além da proteína presente no grão, ele também tem uma quantidade muito baixa de gordura saturada, que são ruins para o sistema cardíaco. A soja também é tica em lecitina, que ajuda a diminuir os níveis de triglicerídeos.

Excelente para controlar o diabetes

A soja ajuda na produção de insulina pelo fígado, que responsável pelo controle da glicose. Isso faz com que o grão seja excelente para controlar ou diminuir os riscos de adquirir diabetes tipo 2.

Excelente para o emagrecimento

A soja não é muito calórica e conta com duas vantagens essenciais para o emagrecimento: traz sensação de saciedade e aumenta o metabolismo. Esses fatores em conjunto fazem do grão um aliado a ser considerado para a perda de peso.

Dicas extras

Que tal adicionar a soja ao seu dia-a-dia, agora que você sabe que ela é excelente para o organismo? Faça uma receita usando o grão e comente aqui embaixo o que achou! Até a próxima!

Sobre o autor | Website

Sou médica com pós-graduação em Nutrologia . Realiza atendimento clínico na área nutricional com ênfase em programas alimentares destinados à educação nutricional em todas as fases da vida e orientação nutricional para atletas, pessoas com doenças metabólicas e interessados em obter uma vida saudável.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.