Alimentos Dra Danielle Vila

Benefícios da pupunha – Conheça os principais deles!

Pupunha é um fruto da árvore de pupunheira, geralmente encontrada na região da amazônia e pouco conhecida nos demais locais do país. Embora ela não seja tão comum, os benefícios da pupunha para a saúde são incríveis e é por isso que vou apresentar no artigo de hoje tudo sobre esse frutinho tão exótico e nutritivo. Confira o que separei logo abaixo para você!

Olá eu sou a Danielle e sou redatora do blog  Villa da Saúde. Hoje vou te contar um pouco mais sobre os benefícios da pupunha, que é um fruto comum de uma árvore típica de regiões quentes e úmidas, como a amazônia. Embora seja mais rara de encontrar em outros locais do país, vale a pena dar uma procurada da sua cidade, pois seus nutrientes podem fazer toda a diferença na sua dieta. Bem versátil, a pupunha porém, não deve ser consumida in natura e geralmente envolve cozimento e pode ser facilmente introduzida a diversos pratos, tanto doces como salgados. Mas vou te contar mais sobre isso logo abaixo!

Benefícios da pupunha e como usar!

Benefícios da pupunha

Como disse lá em cima, a pupunha não deve ser consumida crua, embora seja um fruto. Isso porque ela tem na sua composição alguns ácidos que podem causar mal estar se ingerida sem nenhum tipo de preparo. Por isso, fique atento e siga algumas dicas de consumo:

  •  Você pode preparar a pupunha cozida. O tempo para que ela fique pronta para comer é de cerca de 50 a 80 minutos em água fervente. Ela pode substituir o famoso pãozinho do dia-a-dia e fica bem gostosa depois de pronta!
  • Se você não tiver acesso à fruta propriamente dita, pode ser que encontre a farinha de pupunha em lojas de produtos naturais e temperos. A farinha é bem saudável e já vem pronta para consumo, o que poupa um grande trabalho, além de ser possível aproveitar todos os benefícios da pupunha, que contarei mais abaixo quais são.

Benefícios da pupunha – quais são eles?

Agora que você já sabe como deve consumir esse fruto, vamos aos seus benefícios principais. Confira:

A pupunha ajuda na digestão

Rica em fibras, a pupunha é excelente para ajudar na digestão e prevenir doenças na região do estômago, intestino e órgãos próximos. Ela também atua como uma espécie de detox natural, promovendo mais saúde e livrando o corpo das toxinas de uma alimentação desregulada.

A pupunha previne o câncer

Como é rica em antioxidantes, a pupunha é uma excelente forma de se prevenir alguns tipos de câncer e até mesmo impedir que tumores já existentes cresçam descontroladamente. Além disso, essa ação dos antioxidantes se estende para a beleza, deixando a pele muito mais saudável, brilhante e mais jovem, pois eles combatem o envelhecimento precoce das células de maneira geral.

Dicas Extras

Não esqueça que a pupunha não deve ser consumida crua e sempre que for fazer qualquer receita com ela, você deve cozinhá-la antes para garantir que não terá nenhuma reação devido aos ácidos presentes no fruto. E se você gosta de artigos sobre os benefícios dos alimentos, separei mais um incrível artigo para você ler em seguida. Confira:

Conheça os benefícios da ameixa amarela. Clique aqui para conferir!

Sobre o autor | Website

Sou médica com pós-graduação em Nutrologia . Realiza atendimento clínico na área nutricional com ênfase em programas alimentares destinados à educação nutricional em todas as fases da vida e orientação nutricional para atletas, pessoas com doenças metabólicas e interessados em obter uma vida saudável.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.