Alimentos Emagrecimento Dra Danielle Vila

5 Benefícios da pimenta para a saúde e o emagrecimento!

Os benefícios da pimenta para a nossa saúde são muitos. A pimenta é  da família Solanaceae. Ela é muito utilizada no Brasil e no mundo como tempero em várias receitas por seu sabor caracteristicamente picante.  Há quem aprecie e quem nem passe perto, mas a verdade é que a pimenta pode trazer muitos benefícios para aqueles que a consomem. Veja.

Olá meninas e meninos, eu sou a Danielle Vila e hoje eu vou falar um pouquinho dos benefícios da pimenta. A pimenta é bem conhecida como um tempero, mas ela possui muitas vantagens que nós desconhecemos, se você deseja saber um pouco mais sobre esse ingrediente picante, confira este post até o final.

Benefícios da pimenta – Informações nutricionais

Benefícios da pimenta

A pimenta pode ser considerada um alimento funcional, pois além de seus nutrientes ela contém componentes capazes de melhorar a nossa saúde. Para se aproveitar os benefícios da pimenta, devemos consumi-la com moderação, pois seu excesso pode causar problemas no estômago, digestivos, hemorroidas, entre outros.

pimenta possui baixa caloria, a cada 100 gramas temos apenas 40 calorias. Ela ainda é rica fonte de fibras alimentares. A pimenta fornece vitaminas como por exemplo a Vitamina A, B6 e C. E também minerais como o Magnésio, o Ferro e o Potássio.

OS BENEFÍCIOS DA PIMENTA

Benefícios da Pimenta para o emagrecimento:

Pimenta pode auxiliar na perda de peso pois além de possuir pouquíssimas calorias ela é fonte de capsaicina, que é uma enzima capaz de aumentar a taxa metabólica, auxiliando na queima de gordura corporal. Ela ainda estimula a produção de saliva o que melhora o processo digestivo. Além de atuar como um termogênico natural. Quem aí já comeu pimenta e sentiu aquele calorzão? Então!

Para o Coração:

Pimenta é rica fonte de capsaicinoides, que ajudam na redução do colesterol no organismo. Eles auxiliam na quebra do colesterol e ainda ajudam na sua eliminação. A Pimenta ainda ajuda a bloquear a ação do ciclooxigenase-2, um gene que dificulta o fluxo sanguíneo nas artérias, contraindo os músculos ao redor dos vasos sanguíneos.

Possui ação Anti-Inflamatória:

Pimenta ajuda na redução dos processos inflamatórios no nosso organismo. A capsaicina presente nas pimentas ajudam a evitar doenças como a artrite.

Sistema imunológico:

Pimenta também é rica fonte de vitamina A. Que tem fama de ser uma vitamina anti-infecções. Ela ajuda a manter a membrana das mucosas mais saudável. Ela estimula a produção de anticorpos e auxilia na defesa do nosso organismo.

Diabetes:

Estudos apontam que a pimenta auxilia na redução da necessidade de insulina que o corpo utiliza para regular o açúcar. Sendo assim, o consumo de pimenta diminui os picos de insulina no sangue, reduzindo e consequentemente equilibrando os níveis de açúcar na corrente sanguínea. Os pacientes que tenham diabetes tipo 2 podem ser bastante beneficiados com o consumo constante e moderado da pimenta.

Considerações sobre os benefícios da pimenta

Além de saborosa a pimenta pode ser benéfica para a nossa saúde quando consumida com moderação. E ela ainda pode auxiliar para o emagrecimento, sendo uma forma de agregar sabor aos pratos e ainda ter uma ajudinha na queima de calorias. E aí você gostou de saber um pouquinho mais sobre os benefícios da pimenta? Me conta nos comentários. Beijos e até a próxima.

Sobre o autor | Website

Sou médica com pós-graduação em Nutrologia . Realiza atendimento clínico na área nutricional com ênfase em programas alimentares destinados à educação nutricional em todas as fases da vida e orientação nutricional para atletas, pessoas com doenças metabólicas e interessados em obter uma vida saudável.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.