Alimentos Dra Danielle Vila

Benefícios da amora – Detox natural!

Os benefícios da amora para a nossa saúde são muitos. As amoras pertencem ao gênero Rubus na família das Rosáceas e são utilizadas por seus valores medicinais há mais de 2000 anos. O uso tradicional de frutas, folhas, cascas e raízes de morsas pelos romanos e gregos foi muito útil para a descoberta da cura de numerosas doenças. Durante o século 18, os gregos começaram a utilizar as amoras para tratar a gota e outros distúrbios. Estudos recentes contribuíram amplamente para fortalecer o potencial terapêutico das amoras e incentivar seu consumo.

Olá meninas e meninos, eu sou a Danielle e vim aqui pessoalmente para contar para vocês os muitos benefícios da amora para a nossa saúde. Neste artigo você vai encontrar os principais benefícios desta fruta que faz muito bem para o nosso organismo. Vem comigo!

Principais benefícios da amora

Benefícios da amora

Aqui em baixo você vai encontrar os 10 principais benefícios da amora para a nossa saúde. Confira!

Rica em fibras alimentares:

Um copo de amoras tem cerca de 7,6 gramas de fibra, que é mais de um copo de flocos de aveia. Seu alto conteúdo de fibra também nos fornece bastante energia e nos saciados por mais tempo, o que é ótima maneira de ficar longe de lanchinhos intermitentes. A fibra também é um excelente assistente para o trato digestivo.

Rica em antioxidantes:

As amoras estão repletas de antioxidantes que protegem o corpo contra a ação dos radicais livres. Eles estão cheios de ácidos fenólicos, flavonoides e flavonóis, particularmente antocianósidos. Altamente presentes nas amoras, trabalham contra as moléculas prejudiciais ao oxigênio e neutralizam sua ação – o que significa que eles atuam como uma desintoxicação natural para o corpo. Isso auxilia nosso organismo a evitar mutações celulares indevidas. Evitando o surgimento e a proliferação de células cancerígenas.

Melhora o potencial do cérebro:

As amoras melhoram as funções cerebrais, potencializando a função cognitiva e a função motora. A revista médica “Neurociências Nutricionais” alega que as amoras têm o potencial de auxiliar na manutenção das habilidades motoras e cognitivas que sofrem com o envelhecimento. O estudo indicou que elas melhoraram o equilíbrio e a coordenação ao longo de um período de tempo do início de seu consumo. Os polifenóis presentes nas amoras são particularmente benéficos para os idosos.

Melhora a saúde bucal:

Comer amoras mata bactérias orais causadoras de doenças. Um estudo da Universidade Estadual de Oregon afirmou que as amoras contêm ácido gálico, rutina e ácido ellagico, um antioxidante de fenol natural encontrado em frutas e vegetais que tem propriedades anticancerígenas e antibacterianas. Em 2012, pesquisadores da Universidade de Kentucky e da Universidade da Carolina do Norte testaram as propriedades antibacterianas das amoras em 10 diferentes tipos de bactérias. Os estudos concluíram que elas são capazes de eliminar patógenos e tem propriedades antivírus úteis para tratar infecções periodontais.

Propriedades anticancerígenas:

Como falado acima, as propriedades antioxidantes da amora são úteis para prevenir o surgimento do câncer. Dentre estes, os mais prováveis são o câncer de pulmão, câncer de cólon e câncer de esôfago. As amoras possuem micronutrientes que exercem efeito quimiopreventivo e impedem a propagação de células cancerosas. Os cientistas atribuíram a atividade anticancerígena à prevalência de antocianinas e outros fitoquímicos, como ácido ellagico e cianeto-3-glucósido.

Benefícios da amora para um coração saudável:

Flavonóis como a antocianina protegem o coração. Níveis elevados de magnésio e fibra protegem as artérias do bloqueio e estimulam o fluxo sanguíneo suave. Os altos níveis de magnésio também ajudam a regular a pressão arterial e a proteger contra ataques cardíacos.

Benefícios da amora para a imunidade:

Os fitoestrógenos, vitaminas e minerais contidos nas amoras aumentam a imunidade. Comer amoras ajuda a combater vários patógenos e protegem do corpo de infecções.

Benefícios da amora para a perda de peso:

As amoras possuem baixo teor de açúcar e alta concentração de fibras, o que ajuda a manter um peso saudável. Elas também atuam como um detox natural para o corpo, auxiliando na eliminação da retenção de líquido, diminuindo o inchaço corporal.

Ajuda a manter os ossos saudáveis:

O magnésio e o cálcio encontrados nas amoras ajudam a manter nossos ossos saudáveis. O cálcio fortalece os ossos e o teor de magnésio nas amoras ajuda na absorção do cálcio e potássio no corpo. O fósforo ajuda na regulação do cálcio e auxilia na construção de ossos fortes e também contribui para o funcionamento celular adequado. A vitamina K também é útil para a modificação de proteínas e desempenha um papel importante na proteção de ossos da osteoporose.

Boa coagulação do sangue:

As amoras são altas em vitamina K, o que ajuda a melhorar a coagulação do sangue. Promovendo uma melhor circulação sanguínea. O que faz bem também para manter a pressão arterial controlada.

Espero que você tenha gostado deste artigo sobre os benefícios da amora para a nossa saúde. Me conta a sua opinião nos comentários abaixo!

Sobre o autor | Website

Sou médica com pós-graduação em Nutrologia . Realiza atendimento clínico na área nutricional com ênfase em programas alimentares destinados à educação nutricional em todas as fases da vida e orientação nutricional para atletas, pessoas com doenças metabólicas e interessados em obter uma vida saudável.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.