Alimentos Dra Danielle Vila

Azeite de oliva benefícios e malefícios

Azeite de oliva, hoje a estrela do dia é ele. Vou falar para você leitora, que se preocupa com saúde e bem estar sobre o azeite de oliva benefícios e malefícios . Afinal, quanto mais informada você tiver sobre estes e outros alimentos, melhor será sua qualidade de vida. Vamos lá!

Olá, sou Danielle nutricionista e venho pelo Blog Villa da Saúde, para falar sobre azeite  de oliva benefícios e malefícios, e desta forma contribuir pra a melhora do seu estilo de vida. Se você gosta de saber sobre as propriedades dos alimentos, vem comigo!

Azeite de oliva benefícios e malefícios

Azeite de oliva benefícios e malefícios

1. É ótima fonte de gordura

O azeite de oliva é rico em gorduras mono e polinsaturadas como o Ômega 3, o Ômega 3 é um poderoso antioxidante que mantém a saúde cardiovascular, ajudando a controlar os níveis de gordura no sangue. A redução dos níveis de gordura também proporciona o controle do colesterol. Além disso, o Ômega 3 é um aliado para o combate dos radicais livres.

2. É rico em vitamina A, D e E

Estas vitaminas são antioxidantes e assim como o Ômega 3, colaboram para redução de gorduras, assim como para o combate dos radicais livres, auxiliando na prevenção do envelhecimento precoce.

3.  Mantém o fígado saudável

Você sabia que tomar 1 colher de sobremesa de azeite de oliva, em jejum ajuda a eliminar as toxinas do organismo? Sim! Este poderoso alimento mantém a saúde do fígado e da vesícula biliar, o que o torna um aliado para restabelecer o equilíbrio do organismo quando você exagerar um pouco nos comes e bebes.

4. Melhora a digestão

As propriedades do azeite funcionam como protetoras da mucosa estomacal, ajudando no processo de digestão prevenindo problemas como a gastrite.

5. É um laxante natural

Quem sofre com os incômodos da constipação pode fazer uso do azeite, pois ele tem efeito laxante natural, ajudando a manter a saúde intestinal.

6. Diminuir a pressão arterial

Estudos comprovam que o azeite de oliva é capaz de diminuir a pressão arterial, já que colabora para boa circulação sanguínea, evitando o fechamento dos vasos sanguíneos.

7. Previne diabetes

Muitas pessoas quando pensam no azeite de oliva benefícios e malefícios, nem imaginam que o azeite ajuda no controle de açúcar no sangue prevenindo o diabetes. Isso porque ele melhora a sensibilidade das células à insulina.

8. Previne a osteoporose

Este alimento consegue melhora a mineralização óssea e a calcificação. O que faz com que o cálcio seja mais bem absorvido. Por esta razão, ele auxilia na prevenção da osteoporose.

Azeite de oliva benefícios e malefícios: O quanto consumir?

Você teve a oportunidade de conhecer muitas propriedades benéficas do azeite. Com tantas propriedades benéficas, será que o azeite pode trazer algum mal para saúde? A resposta está na quantidade a ser consumida. Quando você consome o azeite em excesso, ou seja, mais de 2 colheres de sopa por dia, este alimento pode sim trazer prejuízos à saúde.

Isso porque apesar de benéfico, o azeite é fonte de gordura e, portanto, acrescenta muitas calorias a sua dieta, pois cada grama de gordura corresponde a 9 kcal. O que significa que se você consumir em excesso, este alimento pode levar ao ganho de peso. Em 1 colher de sopa de azeite é possível encontrarmos 119 calorias, por isso, o segredo para aproveitar os benefícios do alimento, é consumi-lo com equilíbrio.

Azeite de oliva: Como consumir?

Quando você pensa sobre o azeite de oliva benefícios e malefícios, saiba que o ideal é não aquecê-lo. Acrescente-o a saladas e outros pratos frios, para que as propriedades benéficas do alimento não se percam. Além disso, é essencial armazenar o azeite da forma correta para preservar a qualidade e compostos do alimento.

Isso porque o calor e a luz danificam o azeite, devido à oxidação mudando a sua composição. O ideal é armazená-lo em um armário à temperatura ambiente ou na geladeira.

Estas foram minhas dicas sobre o azeite de oliva benefícios e malefícios para você, se você gostou comente, curta e compartilhe. Faça você também a diferença na vida de outras pessoas, levando boas informações a elas.

Você costuma utilizar o azeite no seu dia-a-dia? Se sim, aproveite para compartilhar conosco um pouco da sua rotina e o quanto as propriedades benéficas do azeite tem feito a diferença na sua saúde.

Até a próxima!

Sobre o autor | Website

Sou médica com pós-graduação em Nutrologia . Realiza atendimento clínico na área nutricional com ênfase em programas alimentares destinados à educação nutricional em todas as fases da vida e orientação nutricional para atletas, pessoas com doenças metabólicas e interessados em obter uma vida saudável.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.