Saúde Dra Danielle Vila

Avelã – Conheça todos os benefícios deste fruto para a saúde!

A avelã tem sido cada vez mais consumida em nosso país devido à fama de chocolates que a levam como base – é o caso da Nutella, por exemplo. Seu gosto delicioso chamou a atenção de muita gente e a curiosidade em experimentar a avelã in natura aumentou muito. E no artigo de hoje vou te contar todos os benefícios não só para seu paladar mas para sua saúde em consumir o fruto com frequência. Confira!

Olá, eu sou a Danielle e sou redatora do blog Villa da Saúde. Hoje vou contar um pouco mais sobre a Avelã que, além de muito saborosa, ainda guarda excelentes benefícios para a saúde como um todo. Se você nunca viu o fruto pessoalmente, posso te dizer que ele é bem pequenino, de cor amarronzada e já foi retratado em diversos desenhos por ser a comida favorita dos esquilos. Quem não lembra do famoso filme no gelo onde um dos personagens passa inúmeras cenas tentando colher uma avelã?

Ela é mais ou menos como na ficção, mas seu tamanho e cor podem variam um pouco devido ao tipo de cultivo, do solo e até mesmo do momento da colheita. Mas seu sabor é quase imutável, docinho e muito agradável de consumir – mesmo sem nenhum aditivo como açúcar. Como base, podemos dizer que ela se parece bastante com uma castanha.

E como consumir a Avelã?

Avelã

Como eu disse, o gosto da Avelã é difícil de desagradar – até mesmo os mais exigentes. Bem saborosa, ela é muito utilizada para o preparo de doces com chocolate, leite condensado e até mesmo em receitas salgadas. O fruto é totalmente versátil!
E preciso lembrar que seu consumo in natura também é bastante recomendado, especialmente por ser o mais saudável e o que apresenta menos calorias. Como o fruto em si é muito gostoso, não é preciso esperar por uma refeição para aproveitar os seus benefícios.

Benefícios da Avelã – Conheça os principais deles!

Mas, vamos à parte que é a mais importante de todas: descubra agora quais são os principais benefícios da Avelã para a sua saúde! Confira logo abaixo os principais deles:

A avelã ajuda a diminuir o risco de doenças cardíacas

Rica em magnésio, a avelã é excelente para o coração. Isso porque precisamos de boas quantidades diárias do nutriente para nos mantermos sempre saudáveis e com o bom funcionamento do órgão. A dica é consumir o fruto ao menos uma vez na semana para que ele possa trazer benefícios neste sentido. Para se ter uma ideia, apenas uma xícara dele já é capaz de suprir metade da quantidade diária recomendada de magnésio.

A avelã ajuda a te deixar mais bonita

O fruto é excelente para manter a pele mais bonita e mais saudável, deixando o aspecto estético geral bem mais agradável. E isso se dá devido ao número elevado de vitamina E presente na Avelã.

Dicas Extras

Como dica final, preciso te contar que é possível fazer sua própria nutella em casa. Basta trituras as avelãs assadas sem cascam misturado com óleo e chocolate. Fica delicioso!

E se você gosta de dicas de saúde e alimentação, visite diariamente nosso blog!

Até a próxima!

Sobre o autor | Website

Sou médica com pós-graduação em Nutrologia . Realiza atendimento clínico na área nutricional com ênfase em programas alimentares destinados à educação nutricional em todas as fases da vida e orientação nutricional para atletas, pessoas com doenças metabólicas e interessados em obter uma vida saudável.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.