Exercícios Dra Danielle Vila

Alongamento – seus tipos e sua importância!

O alongamento é indispensável antes de iniciar qualquer prática que exija um esforço físico. Se você pratica exercícios físicos, é bom que você também esteja preocupado com os exercícios de alongamento. Para ser uma sequência mais fácil para o corpo, muitas pessoas acreditam que seja mais simples, mas não é.

Tipos de Alongamento e Para Quem é Indicado

Alongamento

Quando você começa a se alongar, você diz ao seu corpo que em poucos minutos seu corpo começará uma sessão de ações que exigem mais resistência do que movimentos simples que são realizados diariamente e que não causam nenhuma alteração nas articulações, músculos e ossos.

Esta prática serve como um tipo de apoio para os atletas e como forma de aumentar a flexibilidade do corpo dos iniciantes em geral. Isso é necessário porque os exercícios físicos exigem uma maior amplitude corporal, mesmo com os exercícios mais leves, como caminhar, trabalhando com a extensão das pernas, ombros, costas e braços.

Quando é Necessário o Alongamento e Para Quem é Indicado?

O alongamento é permitido para todos, mesmo aqueles que não praticam exercícios físicos, pois o alongamento em si já pode melhorar a saúde do corpo. Você, em sua casa, pode passar alguns minutos se alongando, independentemente da sua idade.

Não há necessidade de estar em boas condições físicas e nem sequer ter um corpo atlético, a única obrigação é ter disposição. Você já reparou que até as crianças passam por esse processo antes das aulas de educação física, balé e natação? Bom, qualquer um consegue, você também!

Quais os Tipos de Alongamento

O primeiro passo antes do início do alongamento é aquecer o corpo, esse procedimento é importante, pois o aquecimento além de aumentar a temperatura muscular também aumenta a elasticidade dos músculos. Um polichinelo pode ser usado como método de aquecimento. Existem alguns tipos de alongamento básicos, conheça-os para determinar qual é o mais adequado para você.

Específico

Mesmo se você escolher outros tipos de alongamentos, este aqui precisa ser feito depois. Por exemplo, se você joga futebol, é bom se alongar com exercícios que estimulem a flexão do joelho e o movimento do quadril.

O alongamento específico, como o próprio nome indica, é o que foi estabelecido para o exercício em questão. É muito importante trabalhar com movimentos que lembrem a atividade que será feita, o que minimiza a possibilidade de problemas na articulação e na musculatura. Esta dica também pode ser usada para aqueles que estão engajados na musculação.

Dinâmico

Esse alongamento é mais indicado para os exercícios em que o aumento da flexibilidade pode aumentar os resultados esperados. O alongamento dinâmico deve ser realizado após o aquecimento com movimentos curtos. Este tipo é um dos mais adequados para crianças, a preparação fácil ajuda a uma aula mais agradável de educação física.

Rotacionar a área dos troncos e braços, agachar e levantar os joelhos são algumas das ações realizadas no alongamento dinâmico, e esses exercícios são aqueles que aumentam a variabilidade das articulações.

Passivo

Esse alongamento já requer a ajuda de alguns materiais, como uma bola suíça, um elástico ou até mesmo uma pessoa. Usando a última opção, o controle do seu movimento pode ser controlado por outra pessoa. Por esta razão, é necessário que você tenha uma ideia de quais são os seus limites, para descobrir o tempo para pedir o fim do alongamento.

Estático

É o mais comum entre aqueles que se exercitam, ele ocorre quando você permanece em uma posição estática, mas com seus músculos alongados. O tempo ideal depende do que será feito a seguir, mas tem em média 30 segundos.

Alguns profissionais dizem que exceder 30 segundos podem causar um relaxamento muito forte dos músculos, o que prejudica a força rápida. O estático é uma boa opção para depois de um treino de musculação. Além de aumentar sua flexibilidade, você também passa por uma aula de relaxamento, essa é uma boa alternativa para a reabilitação muscular após um trauma.

Sobre o autor | Website

Sou médica com pós-graduação em Nutrologia . Realiza atendimento clínico na área nutricional com ênfase em programas alimentares destinados à educação nutricional em todas as fases da vida e orientação nutricional para atletas, pessoas com doenças metabólicas e interessados em obter uma vida saudável.

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