Alimentos Dra Danielle Vila

Alimentos ricos em proteínas para ganhar massa muscular

Os alimentos ricos em proteínas não podem faltar em sua dieta se você deseja ganhar massa muscular. Confira nesse artigo quais são esses alimentos.

Tudo bem? Eu sou Danielle, redatora do blog e trago um assunto bastante interessante hoje.

Alimentos ricos em proteínas para ganhar massa muscular. Se você deseja ganhar massa, precisa saber como isso funciona. Porque as proteínas podem nos ajudar a aumentar a massa corporal e como utilizá-los para esse fim.

O que você precisa saber sobre o consumo de proteínas

Alimentos ricos em proteínas

Uma mulher sedentária necessita diariamente de aproximadamente 0,46 gramas de proteína por dia. Uma mulher que pratica atividades físicas regularmente precisa quase dobrar essa necessidade. Essa é uma quantidade suficiente para prevenir a deficiência de proteínas nas pessoas, mas de acordo com estudos realizados, precisamos de muito mais para garantir nossa saúde.

Porque você deve consumir alimentos ricos em proteínas

A proteína é extremamente importa quando o assunto é perder peso. Quem deseja diminuir o ponteiro da balança deve consumir menos calorias do que gasta. Nesse caso, os alimentos ricos em proteínas podem ajudar a aumentar seu metabolismo e diminuir seu apetite. De acordo com a ciência, consumir de 25 a 30 % desse nutriente promove uma queima de 80 a 100 calorias a mais por dia.

Em uma pesquisa realizada, os resultados foram bastante animadores. Confirmou-se que as mulheres que aumentaram a ingestão do nutriente em 30% consumiram 441 calorias a menos diariamente. Isso significa que os alimentos ricos em proteínas são absolutamente eficientes para diminuir o apetite.

Porque os alimentos ricos em proteínas ajudam a ganhar massa muscular?

Além de emagrecer, manter alimentos ricos em proteínas na dieta ainda vai te ajudar a ganhar e preservar massa muscular. Da mesma forma que a maioria dos tecidos do corpo, nossos músculos são constituídos, em grande parte, por proteínas. Os músculos são muito dinâmicos e constantemente são quebrados e reconstruídos. Pra que haja o ganho de massa muscular é necessário sintetizar mais que quebrar proteína.

Em outras palavras, você precisa conseguir um equilíbrio positivo de proteína fluida. É por isso que pessoas que desejam queimar gordura e obter músculos precisam comer alimentos ricos em proteínas. Os alimentos ricos em proteínas também vão te proporcionar mais força, o que é fundamental para realizar os exercícios para criar músculos. Se você está se esforçando para ganhar massa muscular o indicado é que consuma diariamente 2,2 gramas de proteína por quilo.

Na dúvida, você deve calcular a quantidade do nutriente que deve ser ingerida multiplicando a ingestão de calorias por 0,075.

Veja nossa lista de alimentos ricos em proteínas

  • Soja
  • Leite e seus derivados
  • Cogumelos
  • Amendoim
  • Lentilhas
  • Atum
  • Ervilha
  • Peito de frango
  • Sardinha
  • Carne de porco sem gordura
  • Carne bovina sem gordura
  • Fígado
  • Lagosta
  • Amêndoas
  • Grão-de-bico
  • Pistache
  • Feijão

Todos esses alimentos ricos em proteínas vão contribuir para que você ganhe massa muscular, mas aqueles com maior teor são as carnes, principalmente as vermelhas.

Sobre o autor | Website

Sou médica com pós-graduação em Nutrologia . Realiza atendimento clínico na área nutricional com ênfase em programas alimentares destinados à educação nutricional em todas as fases da vida e orientação nutricional para atletas, pessoas com doenças metabólicas e interessados em obter uma vida saudável.

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