Saúde Dra Danielle Vila

7 Alimentos que aumentam a imunidade – saúde de ferro!

No inverno a busca por alimentos que aumentam a imunidade se eleva e muito. Isso por que essa época vem trazendo junto consigo muita alteração de temperatura. Durante o dia faz sol e durante a noite  a temperatura cai significativamente. Com isso, vem também muita gripe, resfriados que vem e vão junto com a mudança de temperatura. Se você quer fortalecer o seu sistema imunológico e se livrar de vez do nariz entupido, da febre e da moleza que a gripe dá, continue lendo este artigo até o fim.

Olá meninas e meninos, eu sou a Danielle e hoje eu vou mostrar para vocês uma lista selecionada com alimentos que aumentam a imunidade. Se você tem ficado muito gripado, com dores de garganta constante e vem sofrendo com a baixa imunidade, este artigo é para você. Confira!

Alimentos que aumentam a imunidade.

Alimentos que aumentam a imunidade

Alimentos que aumentam a imunidade

Nesta lista você vai encontrar alguns alimentos que aumentam a imunidade, mas cabe lembrar que esta listagem não esgota a imensa quantidade de alimentos que a natureza nos fornece capazes de fortalecer nosso sistema imunológico e melhorar a nossa saúde. Dentre os alimentos que aumentam a imunidade se destacam:

Frutas, preferencialmente as cítricas

Em primeiríssimo lugar estão as frutas, que são ricas fontes de antioxidantes e vitaminas. As frutas cítricas se destacam pois são excelentes fontes de vitamina C. Além dessa vitamina que é o carro chefe do fortalecimento imunológico, as frutas cítricas também contêm fibras, flavonoides e propriedades anti-inflamatórias, que ainda auxiliam na recuperação das debilidades. Dentre as principais frutas estão: o limão, a laranja, Kiwi, acerola, a lichia e também o morango.

O Alho

O alho possui função imunoprotetora, ou seja consumi-lo protege a sua imunidade.  Ele também é uma rica fonte de selênio e de zinco, que são nutrientes muito importantes na prevenção de gripes e resfriados.

A Cebola

A cebola está entre os melhores alimentos que amentam a imunidade devido ao fato de conter a quercitina que aumenta a imunidade e ainda atua na prevenção de doenças alérgicas e virais.

O Gengibre (um dos melhores alimentos que aumentam a imunidade)

O gengibre também é um poderoso alimento amigo da boa imunidade. Ele contém vitamia B6 e também vitamina C. Além disso ele possuo propriedades antibacterianas. Prevenindo as infecções de garganta. O gengibre é uma ótima opção pois ele pode ser adicionado a chás, com frutas cítricas, como o limão e a laranja. O gengibre também auxilia mo emagrecimento, o que é mais uma boa notícia.

Shitake

“O shitake é rica fonte de lentinana, que estimula a produção de macrófagos e linfócitos, que são as células de defesa do nosso organismo. Por isso ele ajuda a aumentar a imunidade.

Castanhas do Pará

As castanhas do Pará contêm selênio, que é um poderoso antioxidante que auxilia no combate aos radicais livres. E ainda é um potencializador do sistema imunológico.

O Iogurte natural

“O iogurte natural possui lactobacilos que têm propriedade probiótica, que atuam na melhora a flora intestinal e consequentemente fortalece o sistema imunológico.

Vegetais de folhagem verde escura

Os vegetais de folhas verde escuras são os melhores alimentos para a saúde no geral. Eles possuem pouquíssimas calorias e em contra partida são capazes de fornecer um número incrível de nutrientes essências ao nosso organismo.  Eles contêm ácido fólico, vitaminas A, B6 e B12, que possuem papel importante na formação das células imunológicas, auxiliando no combate às infecções. O ácido fólico é um nutriente que participa da formação de glóbulos brancos, que são responsáveis pela defesa do nosso organismo. Exemplos dos vegetais mais preciosos são: o brócolis, a couve, a rúcula e o espinafre.

Alimentos que diminuem a imunidade

Tão importante quanto conhecer os alimentos que aumentam a imunidade é saber que alguns possuem efeito contrário. Estudos apontam que o leite e seus derivados, o açúcar refinado, o sal, bebidas alcoólicas, alimentos processados e ricos em gorduras trans enfraquecem o sistema imunológico e deixam a recuperação mais lenta.

Sobre o autor | Website

Sou médica com pós-graduação em Nutrologia . Realiza atendimento clínico na área nutricional com ênfase em programas alimentares destinados à educação nutricional em todas as fases da vida e orientação nutricional para atletas, pessoas com doenças metabólicas e interessados em obter uma vida saudável.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.