Lutando contra a Balança? Mulher "Seca" Usando Formula Natural Alemã

Alimentos Dra Danielle Vila

Alimentos ácidos – você sabe quais são?

Alimentos ácidos podem não ser aqueles que primeiro vêm à sua mente. Para entender um pouquinho melhor esse conceito e por que um alimento é considerado ácido, confira!

Alimentos Ácidos: Saiba Quais São

Alimentos ácidos

Alguns alimentos entram em nossas vidas e nos fazem morrer de amor por eles. A paixão é tão grande que nos deixa presos no consumo deles. No entanto, esse amor pode não nos fazer tão bem e partir nossos corações. Isso ocorre porque alguns alimentos ácidos afetam diretamente a nossa saúde, o que a longo prazo pode ser muito prejudicial.

Mas Primeiro, o Que São Alimentos Ácidos?

O próprio nome diz: estes são os alimentos que reduzem o pH do nosso sangue, deixando-o mais ácido e enfraquecendo todo o nosso sistema imunológico. E o que isso significa? O enfraquecimento do nosso organismo, deixando-o mais suscetível a ter doenças. Mas o que é pH?

PH é o “Potencial de Hidrogeniônico”, uma escala que mede o nível de acidez no sangue, classificando-o como neutro, alcalino ou ácido. A escala de pH varia de 0 a 14, das quais 7 (o média) é considerada neutra, 0 significa acidez e 14 representa alcalinidade. O alimento é considerado como ácido, quando o pH está entre 0 e 7, estes são os grandes “vilões”.

Quais São os Alimentos Ácidos Que Devemos Evitar?

Nós separamos uma lista de 7 alimentos ácidos que podem ser evitados em nosso dia a dia, por que diminuem nosso pH e nos deixa propensos a doenças. Eles são:

  1. Refrigerante
  2. Alimentos embutidos (linguiça, bacon, salame, etc.)
  3. Cerveja
  4. Pão Branco
  5. Farinha Branca
  6. Açúcar branco
  7. Vinagre

Segundo os nutricionistas especializados na área, esses alimentos precisam ser evitados e, se consumidos, deve ser com moderação. Os embutidos devem ser evitados o máximo possível, principalmente porque contêm substâncias potencialmente nocivas à saúde, além de todo o excesso de sódio que os mesmos possuem.

Esses 7 alimentos também contribuem para o aumento de sódio e açúcar em nosso organismo, contribuindo para o desenvolvimento de várias doenças, como por exemplo, doença do refluxo gastroesofágico, ou agravar doenças crônicas, como hipertensão e diabetes.

Também é Importante Comer Alimentos Ácidos

Sabe-se que existem alimentos que devem ser evitados, mas é importante lembrar que o pH do nosso sangue deve ser neutro a ligeiramente alcalino, e para isso, precisamos comer não apenas alimentos alcalinos, mas também os alimentos ácidos.

Os alimentos ácidos devem ser responsáveis ​​por apenas 40% da nossa dieta, portanto, o consumo de alimentos alcalinos deve ser feito em 60% das vezes quando comemos. O equilíbrio é necessário para manter um corpo mais saudável. Nesse sentido, é importante a ingestão de alimentos ácidos na dieta, em que predomina o consumo de alimentos alcalinos.

Alimentos Ácidos Úteis Para Nossa Saúde

Mas e quando amamos esses alimentos? As pessoas sofrem por eles e querem colocá-los em suas dietas. Os especialistas em alimentos confirmam que alguns alimentos, apesar de serem um tanto ácidos, são necessários e devem sim fazer parte de nossa dieta, porque eles têm vários nutrientes essenciais para manter uma boa saúde. Dentre os alimentos que devem fazer parte da nossa dieta, apesar da acidez, são:

  • Quinoa;
  • Feijão;
  • Leite;
  • Queijo;
  • Nozes;
  • Castanhas;
  • Óleos Vegetais;

Alimentação Saudável

O que os nutricionistas dizem é algo bem simples: basta que façamos uma reeducação alimentar para que tenhamos saúde sem deixar de lado os alimentos que mais amamos e sempre gostamos de comer. Apenas coma direito e sempre faça exercícios regularmente.

No entanto, se você precisar de ajuda profissional, existem muitos profissionais de nutrição, muitos dos quais trabalham em grupos e seminários que sempre auxiliam todos aqueles que os procuram, ajudando-os a comer corretamente e, assim, ter uma vida mais saudável. Agora que você conhece os alimentos ácidos que podem ser evitados diariamente, será mais fácil manter um equilíbrio de pH.

Sobre o autor | Website

Sou médica com pós-graduação em Nutrologia . Realiza atendimento clínico na área nutricional com ênfase em programas alimentares destinados à educação nutricional em todas as fases da vida e orientação nutricional para atletas, pessoas com doenças metabólicas e interessados em obter uma vida saudável.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.