Beleza Dra Danielle Vila

Dormir Bem: 9 Dicas Para Ter uma Boa Noite de Sono!

Sintomas como irritabilidade, sonolência durante o dia, pressão alta, falta de concentração, gastrite, ansiedade, vertigens, flatulência, fadiga crônica e fraqueza imunológica, são alguns dos efeitos negativos ​​de quem não consegue dormir bem, e que, mais cedo ou mais tarde será a recompensa daqueles que não conseguem relaxar corretamente na hora de dormir.

Dormir Bem

Não querendo mais participar deste grupo de pessoas ou aqueles que não têm intenção de fazer parte, listamos 9 dicas que, na opinião de especialistas, podem resolver este problema de não conseguir dormir bem. Lembre-se de que você também deve consultar um médico especialista nos casos mais graves.

Agora, vamos às dicas de como dormir bem:

Dicas para dormir bem

1. Mantenha Horários Regulares

Sempre tente levantar em um mesmo horário, independentemente do horário que você foi dormir. Se você vai dormir tarde na sexta-feira e no sábado para acordar bem tarde no domingo, você provavelmente terá problemas no trabalho na segunda-feira, porque no domingo à noite você possivelmente teve insônia. Se você viaja muito, tente manter sua rotina e retorne a ela o mais rápido possível.

2. Não Fume

A nicotina é mais estimulante que a cafeína. É muito difícil para os fumantes conseguirem dormir bem, eles acordam facilmente e têm fases mais curtas de sono profundo. Está provado que os fumantes melhoram a qualidade do sono quando param de fumar.

3. Beba Moderadamente

Embora o álcool seja o sinônimo mais antigo e popular do sono, deve-se tomar cuidado com a quantidade e o horário em que você o consome. Muito álcool no final da tarde atrapalha o sono, e muito álcool no jantar causará um sono antecipado. Em ambos os casos, o ciclo normal mudará e será difícil para você normaliza-lo posteriormente.

4. Procure Qualidade, Não Quantidade

Geralmente 6 ou 4 horas de sono profundo podem fazer você se sentir melhor do que 8 horas de sono leve. Nunca durma mais que o necessário. A medida certa será percebida de acordo com sua sensação de bem-estar na manhã seguinte. Se você acha que não carregou as baterias corretamente com 6 horas de sono, não vai ser porque você dormiu pouco e sim, porque dormiu o suficiente.

5. Se Não For Fácil Dormir à Noite, Não Durma à Tarde

Muitas pessoas têm o hábito normal de tirar uma soneca além da conta após almoçarem e, sem dúvida, este hábito pode aumentar com a idade. Mas se o hábito conspirar contra a sua noite de sono, quando você se sentir sonolento durante o dia, para tentar evitar o sono, realize alguma atividade física que estimule os batimentos cardíacos dentro de dez minutos, pois acelera o metabolismo, acabando com o sono fora de hora.

6. Desenvolva um Hábito do Sono

As crianças leem, ouvem histórias ou rezam antes de dormir. Você pode escolher seu hábito: Ouça música, relaxe seus músculos, tome um banho ou leia um livro que o ajudará a dormir mais facilmente. É importante que, uma vez escolhido o hábito, ele seja repetido todas as noites.

7. Tente Criar um Ambiente Agradável

Uma atmosfera agradável é fundamental para dormir bem. Deixe o quarto escuro, evite locais barulhentos e, se possível, ajuste a temperatura do local. Um bom colchão é ótimo, bem como bons travesseiros e roupas de cama confortáveis, esta parte fará uma grande diferença.

8. Atividades na Cama

Evite ler, trabalhar, falar ao telefone ou comer na cama. Pois ela não deve ser associada a outras atividades além do sono. Isso garante um ato mecânico ao seu corpo. Toda vez que o inconsciente começa a decodificar seu hábito de sono, seu corpo vai trabalhar imediatamente para que tudo ocorra de acordo.

9. Relaxamento Muscular

Ações como banho quente, alongamento, sauna e massagem relaxam os músculos, o que ajuda muito no sono durante a noite. É aconselhável que tudo isso seja feito pouco tempo antes de ir dormir. Outra boa sugestão para dormir bem é um banho com chá de capim cidreira ou camomila. Neste caso, será um banho no modo antigo, com uma cuia ou vasilha.

 

 

Sobre o autor | Website

Sou médica com pós-graduação em Nutrologia . Realiza atendimento clínico na área nutricional com ênfase em programas alimentares destinados à educação nutricional em todas as fases da vida e orientação nutricional para atletas, pessoas com doenças metabólicas e interessados em obter uma vida saudável.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.