Alimentos Dra Danielle Vila

7 Alimentos Que Melhoram o Humor!

Consumir alimentos de alta qualidade é um dos hábitos que nos ajuda a manter um bom estado de humor. Felizmente, podemos comer alguns alimentos que melhoram o humor de uma forma natural. Embora não consigamos perceber, substâncias que certos alimentos contêm estão envolvidas na liberação de hormônios do bem-estar, suprimindo todo o estresse.

O problema é que estamos acostumados a ingerir alimentos cheios de açúcares, gorduras e compostos artificiais, que têm o efeito oposto. Embora no momento nos sintamos satisfeitos e felizes, sua composição nutricional não é tão boa quanto a dos produtos orgânicos.

Um aminoácido indispensável para a produção de serotonina pode ser encontrado em nossa dieta. O triptofano é uma das substâncias que podem ser encontradas em nossos pratos para ajudar a melhorar o nosso humor. Existem vários tipos de frutas, carnes e vegetais que cooperam para uma sensação de prazer e bem-estar no dia a dia.

7 Alimentos Que Melhoram o Humor!

alimentos que melhoram o humor

Tem sido difícil sorrir? Às vezes o mau humor lhe toma conta? Alguns alimentos naturais têm propriedades que podem provocar uma sensação de bem-estar, tranquilidade e bom humor. A lista é variada, desde aqueles que podem ser consumidas no almoço ou jantar, até aqueles que se encaixam em lanches entre as refeições ou até mesmo como sobremesa. Por isso, vamos aos 7 alimentos que melhoram o humor! Confira:

1. Aveia

Contendo carboidratos e rica em triptofano, a aveia ajuda o corpo a liberar a serotonina, aumentando assim a sensação de bem-estar e felicidade. Também reduz a taxa de depressão e insônia.

2. Abacaxi

A fruta é um dos alimentos que melhoram o humor e contém substâncias que estimulam a produção de serotonina, é ótima para a saúde física e mental. Melhora muito a concentração, combate problemas de insônia e ajuda a acabar com o mau humor.

3. Banana

A banana reduz a ansiedade e melhora a qualidade do sono. Tudo isso se deve ao potássio, biotina e magnésio presentes na banana. Um estudo realizado pelo Food and Nutrition Research Institute mostrou que a banana pode ajudar no combate do mau humor, pois estimula o organismo a produzir mais serotonina.

4. Espinafre

Este vegetal é um dos alimentos que melhoram o humor e pode ser uma boa arma contra a tristeza e mau humor, pois contém ácido fólico e potássio. Sua ausência no organismo é responsável por problemas como fadiga, fraqueza, insônia, apatia, entre outros efeitos negativos.

5. Grão de Bico

Este grão é rico em triptofano, um aminoácido responsável por nos deixar mais dispostos e animados. Além disso, o grão ainda tem carboidratos que estimulam a passagem do triptofano para o cérebro, aumentando assim a produção de serotonina e a sensação de felicidade.

6. Pimenta

Além de ajudar na perda de peso acelerando o metabolismo, a pimenta dá uma sensação de euforia, reduz o estresse e combate a depressão. Tudo isso é o efeito da capsaicina, que dá o sabor picante ao tempero. Ela estimula as terminações nervosas da língua, aumentando a produção de endorfina, a mesma substância que é produzida quando treinamos, e assim proporciona mais bem-estar.

7. Laranja

A laranja é o condutor de vitamina C predominante para o nosso corpo. Essa vitamina, além de ser útil na luta contra gripes e resfriados, também é eficaz para melhorar o humor, relaxar os músculos e combater o estresse, devido à redução dos hormônios do estresse no sangue.

Depressão

Uma dieta pobre em alimentos que melhoram o humor e do aminoácido triptofano, sim, pode contribuir para o aumento da depressão e sentimentos derivados dessa doença, como fadiga, tristeza, desânimo e falta de sono.

No entanto, o triptofano não é a cura para a doença. Segundo especialistas, a depressão é causada não só pela deficiência deste composto, mas também por uma série de outras razões que desregulam a produção de serotonina.

Sobre o autor | Website

Sou médica com pós-graduação em Nutrologia . Realiza atendimento clínico na área nutricional com ênfase em programas alimentares destinados à educação nutricional em todas as fases da vida e orientação nutricional para atletas, pessoas com doenças metabólicas e interessados em obter uma vida saudável.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.